domingo, 31 de março de 2013

QUEM LIBERTA QUEM? Percepções de Libertadores de Escravos no Brasil Contemporâneo

É com extrema satisfação que informo que meu artigo "QUEM LIBERTA QUEM? Percepções de Libertadores de escravos no Brasil Contemporâneo", acaba de ser publicado pela Revista Psicologia Argumento, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, que desde 1982 vem divulgando pesquisas e novos estudos com o intuito de colaborar com a atuação e formação dos psicólogos e demais profissionais das áreas afins.
Conforme define a Profª Drª Elizabeth Carvalho da Veiga, Editora-chefe da Psicologia Argumento, o artigo "investigou o campo representacional, as percepções sobre a organização do trabalho e as vivências de prazer e de sofrimento sob o prisma da Psicodinâmica do Trabalho, de pessoas que, em diversas frentes, trabalham para a libertação de escravos no Brasil contemporâneo. Os resultados indicam que as vivências de sofrimento prevaleceram. A expectativa de libertação do outro é importante para o trabalho do libertador, e a manutenção da saúde psíquica do libertador é influenciada pela percepção de uma sociedade que liberta pessoas, de modo que ocorre uma libertação do libertador quando este percebe a liberdade de outros" (Editorial, p. 9).
QUEM LIBERTA QUEM? Percepções de Libertadores de escravos no Brasil Contemporâneo, encontra-se disponível pelo link http://www2.pucpr.br/reol/index.php/PA?dd1=7618&dd99=view.
Abaixo seguem o resumo e o abstract do artigo.
.
QUEM LIBERTA QUEM? Percepções de Libertadores de escravos no Brasil Contemporâneo
Who frees who? Perceptions of liberators of slaves in contemporary Brazil
Jaqueline Gomes de Jesus
Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF - Brasil.
Resumo
A escravidão é um tipo de exploração da mão de obra que faz parte do mundo do trabalho desde a Antiguidade. Nos tempos atuais, diferentes organizações têm identificado e combatido a existência de trabalho escravo no Brasil, em especial em zonas rurais isoladas das Regiões Norte e Nordeste do país. A presente pesquisa investigou o campo representacional, as percepções sobre a organização do trabalho e as vivências de prazer e de sofrimento, sob o prisma da Psicodinâmica do Trabalho, de pessoas que, em diversas frentes, trabalham para a libertação de escravos no Brasil contemporâneo. A metodologia utilizada abrangeu entrevistas semiestruturadas aplicadas a dez respondentes e submetidas à análise de conteúdo temático. Os resultados indicam que as vivências de sofrimento prevaleceram. A expectativa de libertação do outro é importante para o trabalho do libertador, e a manutenção da saúde psíquica do libertador é influenciada pela percepção de uma sociedade que liberta pessoas, de modo que ocorre uma libertação do libertador quando este percebe a liberdade de outros.
Palavras-chave: Escravidão. Psicodinâmica do trabalho. Organização do trabalho. Prazer. Sofrimento.
.
Abstract
Slavery is a kind of exploitation of manpower that is part of the world of work since Antiquity. Nowadays, different organizations have identified and fought the existence of slave labor in Brazil, especially in isolated rural areas of the Northern and Northeastern Regions of this country.The present research investigated the representational field, the perceptions about the organization of work and the experiences of pleasure and of suffering, from the perspective of the Psychodynamics of Work, of people who, in several fronts, work for the liberation of slaves incontemporary Brazil. The used methodology included semi-structured interviews applied to ten respondents and subjected to thematic content analysis. The results indicate that the experiences of suffering prevailed. The expectation of release of the other is important for the work of the liberator, and the maintenance of the psychical health of the liberator is influenced by the perception of a society that frees people, so that a release of the liberator occurs when it perceives thefreedom of others.
Keywords: Slavery. Psychodynamics of work. Organization of work. Pleasure. Suffering.
_.~O0*0O~._

domingo, 24 de março de 2013

Demais

Tenha um delicioso finzinho de domingo!
DEMAIS (clique no título da música).
Maysa
.
Todos acham que eu falo demais
E que eu ando bebendo demais
Que essa vida agitada não serve pra nada
Andar por aí, bar em bar, bar em bar
.
Dizem até que ando rindo demais
E que conto anedotas demais
Que não largo o cigarro e dirijo o meu carro
Correndo, chegando no mesmo lugar
.
Ninguém sabe é que isso acontece por que
Vou passar minha vida esquecendo você
E a razão por que vivo esses dias banais
É porque ando triste, ando triste demais
.
E é por isso que eu falo demais
É por isso que eu bebo demais
E a razão porque vivo essa vida agitada demais
É porque meu amor por você é imenso
O meu amor por você é tão grande
É porque meu amor por você é enorme demais.
~o*o~

sexta-feira, 22 de março de 2013

Seminário Internacional Desfazendo Gênero

Realizado pelo Tirésias - Núcleo de Estudos em Diversidade Sexual, Gênero e Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, o Seminário Internacional Desfazendo Gênero: subjetividade, cidadania e transfeminismo será realizado de 14 a 16 de agosto de 2013, na capital potiguar, e será composto de Mesas redondas (prerrogativa da Comissão de Organização), Grupos de Trabalho (GTs), Mini-cursos e Mostras culturais.
Maiores informações pelo link http://www.nucleotiresias.ufrn.br.
.
Em uma das versões do mito grego sobre Tirésias, o renomado adivinho cego representado em tragédias clássicas, como Édipo Rei, por ocasião da escalada de um monte, teria se deparado com duas serpentes copulando, e as separou, matando a fêmea. Tirésia se tornou uma mulher. Sete anos mais tarde, a cena se repetiu, ele mais uma vez separou as serpentes, matando o macho e se tornando homem. Tirésias passou a ter, então, a experiência de ser homem e a experiência de ser mulher".
~o~

quinta-feira, 21 de março de 2013

Transfeminismo no Seminário Internacional Fazendo Gênero 10 - Desafios Atuais dos Feminismos

.
18 (dezoito) propostas de comunicações orais foram inscritas para apresentação no Simpósio Temático Feminismo Transgênero ou Transfeminismo.
Até o dia 30 de maio de 2013 será divulgada a relação das propostas aprovadas.
Após essa divulgação, os trabalhos completos poderão ser postados até o dia 08 de julho de 2013, pelo site do Fazendo Gênero 10 - Desafios Atuais dos Feminismos, na Área do/a inscrito/a.
.
REGRAS PARA O ENVIO DE TRABALHOS COMPLETOS:
Os trabalhos completos deverão ter o seguinte formato: no máximo 22.000 caracteres com espaço (ou 12 páginas, incluindo referências), espaço 1,5, Times New Roman, letra 12. Notas completas no pé de página, de acordo com as normas da ABNT.
As citações deverão ser indicadas no texto, informando o sobrenome do(s) autor(es) mencionados, na sequência (autor, ano, página), quando fizerem parte do texto, e (AUTOR, ano, página), quando recuadas. O resumo e palavras-chave em português ou em espanhol deverão ser inseridos imediatamente após a informação da autoria, antes do início do texto.
Title, abstract e keywords devem ser inseridos após a indicação das referências.
Os arquivos devem ser em formato doc ou rtf.
Os trabalhos completos dos textos apresentados no Simpósio Temático Feminismo Transgênero ou Transfeminismo serão publicados no site do Fazendo Gênero 10 em 15 de dezembro de 2013. Somente serão publicados os trabalhos realmente apresentados pelas/os autoras/es.
_-~oO0*0Oo~-_

sábado, 16 de março de 2013

FEMINISMO TRANSGÊNERO OU TRANSFEMINISMO

ATENÇÃO:
O período de inscrições de trabalhos no Simpósio Temático FEMINISMO TRANSGÊNERO OU TRANSFEMINISMO se encerrará no dia 20 de março (próxima quarta-feira)!
.
O Simpósio Temático Feminismo Transgênero ou Transfeminismo propõe a realização de conexões teóricas e pragmáticas entre feminismo e movimento transgênero (composto predominantemente por mulheres e homens transexuais e travestis), estabelecendo um diálogo entre linhas de pensamento e reivindicações históricas do feminismo, por meio de uma abordagem inclusiva que se oponha à noção patologizante das identidades trans.
.
Leia o resumo completo do Simpósio Temático em http://www.fazendogenero.ufsc.br/10/simposio/view?ID_SIMPOSIO=30
Para conhecer as normas de inscrição de sua proposta de Comunicação Oral, acesse http://www.fazendogenero.ufsc.br/10/inscricoes/capa
Para maiores informações sobre o Simpósio Temático Feminismo Transgênero ou Transfeminismo, acesse http://jaquejesus.blogspot.com.br/2013/01/fazendo-genero-2013-simposio-tematico.html
~o~

segunda-feira, 11 de março de 2013

Manaceia: Quantas Lágrimas

QUANTAS LÁGRIMAS
Manaceia
(Veja e ouça o grande compositor aqui)
.
Ah! Quantas lágrimas eu tenho derramado só em saber
Que eu não posso mais reviver o meu passado
Eu vivia cheia de esperança e de alegria, eu cantava, eu sorria
Mas hoje em dia eu não tenho mais a alegria dos tempos atrás
.
Só melancolia os meus olhos trazem
Ah! Quanta saudade a lembrança traz
Se houvesse retrocesso na idade eu não teria saudade da minha mocidade.
__-~O0o*o0O~-__

quinta-feira, 7 de março de 2013

segunda-feira, 4 de março de 2013

Você Conhecia, Mas Não Sabia: Miriam Makeba

Hoje o Google fez um belo doodle em homenagem a Miriam Makeba, cantora símbolo da luta internacional contra o Apartheid na África do Sul:
Miriam, ou ou Zenzile Miriam Makeba, também conhecida como Mama África, fez muito sucesso com uma música que você já ouviu, provavelmente cantarolou e certamente parodiou, gostava do ritmo mas nunca a entendeu direito: Pata Pata, que ela compôs com Dorothy Masuka.
Pata Pata, que na Língua Xhosa significa "Toque Toque", é o nome de uma dança típica de Joanesburgo, cidade natal da cantora, como a própria explica na canção.
Makeba faleceu em 10 de novembro de 2008, após uma apresentação na Itália, onde sofreu um ataque cardíaco no palco.
Admire uma apresentação da própria Miriam, com a sua neta ao final, clicando AQUI.
Abaixo, a letra de Pata Pata. Ainda não encontrei quem a traduzisse, a canção existe na força universal da Música, que supera os diferentes falares e nos reúne, como humanidade, na felicidade de viver.
.
PATA PATA
Miriam Makeba e Dorothy Masuka
Sat wuguga sat ju benga sat si pata pata
Sat wuguga sat ju benga sat si pata pata
Sat wuguga sat ju benga sat si pata pata
Sat wuguga sat ju benga sat si pata pata
.
Hihi ha mama, hi-a-ma sat si pata pata
Hihi ha mama, hi-a-ma sat si pata pata
A-hihi ha mama, hi-a-ma sat si pata pata
A-hihi ha mama, hi-a-ma sat si pata pata
.
Aya sat wuguga sat ju benga sat si pata pata
A sat wuguga sat ju benga sat si pata pata
A sat wuguga sat ju benga sat si pata pata
A sat wuguga sat ju benga sat si pata pata
.
"Pata Pata" is the name of a dance
We do down Johannesburg way
And everybody... starts to move...
As soon as "Pata Pata" starts to play - hoo...
.
Aya sat wuguga sat ju benga sat si pata pata
A sat wuguga sat ju benga sat si pata pata
A sat wuguga sat ju benga sat si pata pata
A sat wuguga sat ju benga sat si pata pata
.
Hihi ha mama, hi-a-ma sat si pata pata
Hihi ha mama, hi-a-ma sat si pata pata
Hihi ha mama, hi-a-ma sat si pata pata
Hihi ha mama, hi-a-ma sat si pata pata
.
Haji-a sat wuguga sat ju benga sat si pata pata
A sat wuguga sat ju benga jo-ho
A sat wuguga sat ju benga sat si pata pata
A sat wuguga sat ju benga sat si
.
Hoo, every Friday and Saturday night... it's "Pata Pata"-time.
The dance keeps going all night long... till the morning sun begins to shine - hey!
Aya sat wuguga sat - wo-ho-o
.
Aya sat wuguga sat ju benga sat si pata pata...
A sat wuguga sat ju benga sat si pata pata...
A sat wuguga sat ju benga sat si pata pata...
A sat wuguga sat ju benga sat si pata pata...
.
Hihi ha mama, hi-a-ma sat si pata pata
Hihi ha mama, hi-a-ma sat si pata pata
A-hihi ha mama, hi-a-ma sat si pata pata
A-hihi ha mama, hi-a-ma sat si pata pata
.
Huh- a sat wuguga sat - hit it!
Aah- sat wuguga sat - aim not si - hit it!
A sat wuguga sat ju benga sat si pata.
~oO0Oo~

Gestão Com Pessoas - Inscrições

Os servidores da Universidade de Brasília - UnB interessados em se inscrever no projeto GESTÃO COM PESSOAS, cuja quarta edição começará no dia 19 de março (conheça a programação completa deste semestre em http://www.dgp.unb.br/gestao-com-pessoas), deverão enviar, para o e-mail procap@unb.br, os dados abaixo solicitados:
NOME COMPLETO:
CPF:
CARGO/FUNÇÃO:
MATRÍCULA FUB:
MATRÍCULA SIAPE:
TELEFONE:
E-MAIL:
CENTRO DE CUSTO:
ESCOLARIDADE:
VÍNCULO COM A UNB:
.
Maiores informações pelos telefones 3107-0439 e 3107-0443.
~0~