quarta-feira, 16 de maio de 2012

Paralisação e Marcha nesta Quinta-Feira, 17

Trecho de notícia do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília - SINTFUB.
.
"A notícia de que os servidores técnico-administrativos das universidades federais fazem parte da parcela dos trabalhadores do funcionalismo público que não receberão reajuste salarial mobilizou ainda mais a categoria. Reunidos em assembleia na manhã de hoje (16), os servidores técnico-administrativos da UnB decidiram paralisar os trabalhos nesta quinta-feira, dia 17, e participar da marcha que será realizada na Esplanada dos Ministérios, a partir das 9h30. Os servidores da UnB se concentrarão para a atividade às 9h, na Praça Chico Mendes.
O reajuste dado à parte do funcionalismo público virá por meio da Medida Provisória 568, de iniciativa do Ministério do Planejamento, enviada ao Congresso nessa segunda-feira (14), e já assinada pela presidenta Dilma Rousseff. Receberão a porcentagem as categorias que conseguiram fechar acordo com governo no ano passado. Os que não garantiram o acordo, como os servidores técnico-administrativos das universidades federais, continuarão sem aumento salarial.
De acordo com o coordenador geral do Sintfub, Mauro Mendes, o erro não foi da categoria, que estava na luta, mas do governo, que a todo momento se mostrou inflexível. "Tivemos mais de 60 reuniões com o governo e ele, em nenhum momento, mudou a postura intransigente", afirma. "Culpar o trabalhador porque nós fizemos greve não dá para aceitar", complementa a também coordenadora geral do Sindicato, Eurides Pessoa.
O impacto orçamentário causado pela MP 568 será de R$ 1,5 milhões. Se esse montante for dividido por todos os servidores públicos federais, entre aposentados e ativos, o percentual ficaria em 0,8% para cada servidor. "Esse valor não significa nada! Por isso nem todos os servidores foram contemplados com o reajuste", avaliou o representante da Fasubra, Rogério Marzola.
Durante a assembleia, a categoria ainda aprovou indicativo de greve (sem data prevista) caso o governo não avance nas negociações. Nova assembleia será realizada no dia 24 de maio, após a reunião com o governo, agendada para o dia 17, e a Plenária da Fasubra, que será realizada nos dias 18 e 19 de maio".
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário