quinta-feira, 8 de novembro de 2012

NOÇÕES DE GESTÃO DA DIVERSIDADE NAS ORGANIZAÇÕES - Minicurso

.
NOÇÕES DE GESTÃO DA DIVERSIDADE NAS ORGANIZAÇÕES
Minicurso
Profa. Dra. Jaqueline Gomes de Jesus
PROGRAMA
Data: 9 de novembro, sexta-feira
Horário: das 19h às 21h
Local de execução: Centro Universitário Planalto do Distrito Federal - UNIPLAN
Unidade Brasil Central, sala 14.
Inscrições gratuitas no local.
Vagas limitadas a 30 (trinta) lugares.
Serão emitidos certificados de participação.
.
Por quê ministrar um minicurso sobre gestão da diversidade nas organizações?
O Centro Universitário Planalto do Distrito Federal – UNIPLAN tem como um de seus princípios o respeito à diversidade humana, o que está em consonância com as políticas de gestão, manutenção e desenvolvimento de pessoas das organizações de trabalho mais avançadas no Brasil e no mundo contemporâneo. A UNIPLAN também tem entre os seus objetivos desenvolver junto aos seus alunos esse princípio, relacionado à ética no trabalho e nas relações interpessoais.
Por quê ser aluno/a de um minicurso sobre gestão da diversidade nas organizações?
As habilidades relacionadas à gestão da diversidade são de cunho afetivo-atitudinal, e não apenas de âmbito cognitivo, de modo que se faz necessário trazer elementos básicos sobre valorização da diversidade bem fundamentados cientificamente, para que os atuais e futuros gestores possam acompanhar e/ou executar ações de capacitação para o desenvolvimento pessoal dos trabalhadores como cidadãos e profissionais propensos a reconhecer e valorizar as diferenças individuais dos atores envolvidos em seu contexto.
Objetivos do minicurso:
Desenvolver, junto aos participantes, habilidades interpessoais, atitudes, interesses e tendências emocionais relacionadas à compreensão da diversidade humana no seu contexto social e profissional, abordando domínios cognitivos e afetivos/atitudinais.
Objetivos específicos: ao final do curso, o/a participante será capaz de:
1. Conhecer dimensões da diversidade humana, noções de cidadania e de direitos humanos;
2. Identificar situações discriminatórias no ambiente de trabalho; e
3. Buscar iniciativas para superar discriminações no trabalho.
Conteúdo Programático
1. Relações sociais no mundo do trabalho contemporâneo
2. Diversidade e cidadania: questões atuais e urgentes
3. Dimensões da diversidade humana: primárias e secundárias
4. Atração e repulsa interpessoal: conceitos e desenvolvimento
5. Gestão da diversidade: histórico, modelos teóricos, práticas organizacionais e desafios
Quem irá ministrar o minicurso?
O minicurso Noções de Gestão da Diversidade nas Organizações será ministrado pela professora da UNIPLAN Jaqueline Gomes de Jesus, doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília – UnB. Ela é pesquisadora do Laboratório de Trabalho, Diversidade e Identidade – LTDI da UnB, no qual desenvolve pesquisas e projetos sobre gestão da diversidade, membro da Associação Brasileira de Psicologia Social – ABRAPSO e investigadora da Rede de Antropologia Dos e Desde os Corpos. Foi assessora de diversidade e apoio aos cotistas e coordenadora do Centro de Convivência Negra da UnB. Há anos publica artigos científicos e textos em jornais de grande circulação e ministra palestras e cursos sobre direitos humanos, gestão da diversidade e movimentos sociais. Recentemente ganhou, com outros autores, o terceiro lugar do Prêmio Jabuti 2012, concedido pela Câmara Brasileira do Livro, pela sua participação no livro Psicologia Social: Principais Temas e Vertentes.
-~o~-

Nenhum comentário:

Postar um comentário