sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Universidade Austríaca Retira Título de Doutor de Prêmio Nobel Nazista

 
Repasso a notícia acima, em alemão. Acho que pode servir de espelho para acadêmicos que silenciam ou tergiversam a tomar atitudes sérias frente às diversas expressões das discriminações institucionais nas universidades brasileiras.

Konrad Lorenz faleceu em 27 de fevereiro de 1989, foi um dos fundadores da moderna Etiologia, aplicável à Psicologia e à Sociologia, tendo dividido o Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina de 1973 com Nikolaas Tinbergen e Karl von Frisch. Seu livro mais conhecido é o "Sobre Agressão", de 1966.

Pois bem, segundo repassado pela colega que originalmente divulgou a notícia, a Universidade de Salzburgo decidiu, em 2014, investigar o passado nazista de personalidades academicas tidas como honradas.

Veio à tona que o laureado Lorenz coadunava com a ideologia nazista, tendo publicado em 1940, por exemplo, um artigo, na "Revista para Psicologia Aplicada e Ciência do Caráter", com o título "Distúrbos do Comportamento Caracteristico da Raça Provocado por Meio de Domesticação".

Nesse artigo, ele escreve o seguinte (livre tradução): "Há uma forte analogia entre um corpo humano invadido por câncer e uma nação afligida por subpopulações cujos defeitos inatos tornam-nas deficiências sociais. Tal qual no câncer, em que o melhor tratamento é erradicar o crescimento parasítico tão rápido quanto possível, A DEFESA EUGÊNICA CONTRA EFEITOS SOCIAIS DISGÊNICOS [que afetam de maneira deletéria gerações futuras, por meio da hereditariedade de características indesejáveis] DE SUBPOPULAÇÕES AFLIGIDAS É NECESSARIAMENTE LIMITADA A MEDIDAS IGUALMENTE DRÁSTICAS (...) QUANDO ESSES ELEMENTOS INFERIORES NÃO SÃO EFETIVAMENTE ELIMINADOS DE UMA POPULAÇÃO (SADIA), ENTÃO - COMO QUANDO SE PERMITE QUE AS CÉLULAS DE UM TUMOR MALIGNO PROLIFEREM NUM CORPO HUMANO - ELES DESTROEM O CORPO HOSPEDEIRO E A SI MESMOS".

Enfim. Concluído o processo de análise, a Universidade de Salzburgo decidiu revogar, nesta quinta-feira, 17 de dezembro, o título de doutorado de Konrad Lorenz.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário