terça-feira, 18 de janeiro de 2022

II SEMINÁRIO VISIBILIDADE TRANS DO IFRJ BELFORD ROXO - 2022


II SEMINÁRIO VISIBILIDADE TRANS DO IFRJ BELFORD ROXO - 2022
27 de janeiro de 2022 (quinta-feira), das 14h às 19h

29 de janeiro é o Dia Nacional da Visibilidade Trans, uma data que referencia o lançamento da  campanha Travesti e Respeito, promovida pelo Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde, em 2004, e que visa a promover reflexões sobre a cidadania da população trans (composta por pessoas que não se identificam com o gênero que lhes foi atribuído ao nascimento, como travestis, mulheres trans, homens trans, pessoas transmasculinas e não-binárias).

Nas últimas décadas observamos avanços para uma visibilidade mais positiva e o reconhecimento da cidadania das pessoas trans. Entre elas destacamos o reconhecimento por unanimidade, pelo Supremo Tribunal Federal, em 1º de março de 2018, do direito de pessoas trans alterarem o nome e o sexo no registro civil sem necessidade de se submeterem a cirurgias ou a processos judiciários, podendo essa retificação ser efetuada diretamente em cartório.

Entretanto, o Brasil ainda é o país que mais registra assassinatos de pessoas trans no mundo, principalmente mulheres trans e travestis, o que configura feminicídio, ao mesmo tempo em que a maioria delas só encontra trabalho na informalidade, especialmente na prostituição, e o consumo de pornografia relacionada aos corpos trans é dos maiores do mundo. Há que se pensar sobre objetificação, mas também sobre alianças e representatividade: você costuma ver pessoas trans como protagonistas em produções audiovisuais? Convive com pessoas trans? Estuda com elas? Trabalha com elas? Lê o conhecimento produzido por pessoas trans?

Dando continuidade ao primeiro seminário sobre visibilidade trans do Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ campus Belford Roxo, realizado em 27 de outubro de 2017, que abordou o tema da despatologização das identidades, NEABI - Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas, NDIVAS Marielle Franco - Núcleo de Gênero e Diversidades (NUGEDS) e NAPNE - Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas realizarão o II SEMINÁRIO VISIBILIDADE TRANS DO IFRJ BELFORD ROXO, em 27 de janeiro de 2022, quinta-feira, das 14h às 19h.

O seminário será gratuito e certificado, com transmissão online pelo Youtube IFRJ Belford Roxo: https://tinyurl.com/4y4db547 (ative o lembrete). Os palestrantes – entre eles familiares e parceiros/as de pessoas trans, lideranças, pesquisadores de diversas instituições e autoridades – aprofundarão o debate sobre a realidade e as demandas da população nas seguintes mesas: “Amorosidade e Parcerias: A Força do Afeto”, “Nossa Luta é Todo Dia: contra o Racismo, o Capacitismo e a Transfobia”, “Uma Sobe e Puxa a Outra: Mulheridades Vencendo o Patriarcado” e “Transmasculinidades: Ativismo Intelectual na Academia e nas Ruas”, seguidas de debate com o público.

Também haverá lançamento de publicações inéditas, como o livro “Transmasculinidades Negras - Narrativas plurais em primeira pessoa” (Ciclo Contínuo Editorial), com os organizadores Bruno Santana, Vércio Gonçalves Conceição e Leonardo Morjan Britto Peçanha; e o dossiê “Mundo do trabalho, educação profissional e identidade de gênero” (Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica - RBEPT), com as organizadoras Ilane Ferreira Cavalcante, Natália Conceição Silva Barros Cavalcanti e Jaqueline Gomes de Jesus.

PROGRAMAÇÃO

Data: 27/01/2022, quinta-feira

14h: Cerimônia de Abertura
Saudações (máx. 4 minutos de fala individual): Diretor Geral Márcio Franklin Oliveira, Diretora de Ensino Rosi Marina Rezende, Diretor Administrativo Fábio Pires Viana, Coordenadora do NAPNE Profa. Gabriela Sousa Ribeiro,  Coordenadora do NDIVAS Profa. Lívia de Meira Lima Paiva, Coordenadora do NEABI Profa. Jaqueline Gomes de Jesus e Reitor do IFRJ Rafael Almada.

14h30: Mesa 1 – Amorosidade e Parcerias: A Força do Afeto
Palestrantes (10 minutos de fala individual):
Ivoni Conceição Campos Santos, mãe do Demétrio Campos Santos, ator, modelo, dançarino (in memoriam).
Gustavo Cavalcanti, pai da Maria Joaquina, patinadora.
Yuna Santana, cantora e graduanda em Direito, e Theo Brandon, graduando em Medicina, pais do Dionísio Santana Brandon.
Mediadora: Jaqueline Gomes de Jesus
Debate da Mesa 1 (20 minutos)

15h30: Mesa 2 – Nossa Luta é Todo Dia: contra o Racismo, o Capacitismo e a Transfobia
Palestrantes (10 minutos de fala individual):
Luana Rayalla, bibliotecária.
Walleria Suri, consultora em diversidade.
Alessandra Ramos Makeda, presidenta do Instituto TransFormar Shélida Ayana.
Mediadora: Gabriela Sousa Ribeiro
Debate da Mesa 2 (20 minutos)

16h30: Mesa 3 – Uma Sobe e Puxa a Outra: Mulheridades Vencendo o Patriarcado
Palestrantes (10 minutos de fala individual):
Jaqueline Gomes de Jesus, professora de Psicologia e presidenta da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura.
Viviane Vergueiro, oficial de programa do Fundo Internacional Trans e doutoranda em Gênero, Mulheres e Feminismos.
Mediadora: Lívia de Meira Lima Paiva
Debate da Mesa 3 (20 minutos)

17h30: Mesa 4 – Transmasculinidades: Ativismo Intelectual na Academia e nas Ruas
Palestrantes (10 minutos de fala individual):
Bruno Santana, professor de Educação Física.
Vércio Gonçalves Conceição, professor de Letras e doutorando em Letras. 
Guilherme Silva de Almeida, professor de Serviço Social.
Mediador: Leonardo Morjan Britto Peçanha, professor de Educação Física e doutorando em Saúde Coletiva.
Debate da Mesa 4 (20 minutos), com lançamento do livro “Transmasculinidades Negras - Narrativas plurais em primeira pessoa” (Ciclo Contínuo Editorial), com Bruno Santana, Vércio Gonçalves Conceição e Leonardo Morjan Britto Peçanha (organizadores).

18h30: Lançamento do Dossiê “Mundo do trabalho, educação profissional e identidade de gênero” (Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica - RBEPT), com as organizadoras Ilane Ferreira Cavalcante (IFRN), Natália Conceição Silva Barros Cavalcanti (IFPA) e Jaqueline Gomes de Jesus.

19h: Encerramento do Seminário


Realização:

IFRJ campus Belford Roxo
NEABI - Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas
NDIVAS Marielle Franco - Núcleo de Gênero e Diversidades (NUGEDS)
NAPNE - Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário