quinta-feira, 31 de março de 2011

Divulgação Científica - Robert Bunsen

A bela e enigmaticamente abstrata capa do Google de hoje.


O site de buscas Google está fazendo uma homenagem, e singelo serviço de divulgação científica na sua página inicial, a Robert Bunsen, químico alemão, o do "bico de bunsen", aquele acendedor (queimador de gás reproduzido na figura, feito pelo renomadíssimo Michael Faraday - quem está dentro de um carro está em um gaiola de Faraday), que faz parte intrínseca de qualquer laboratório. Mais que um instrumento, é um ícone.

Hoje se comemora o 200º aniversário desse grande cientista, que descobriu alguns elementos químicos (a glória para qualquer químico) e o antídoto do arsênico (é o óxido de ferro hidratado), o que lhe custou um olho, mas doravante salvou muitas vidas.

Pouca gente sabe, mas meu primeiro curso de graduação foi Química, uma área apaixonante que ainda hoje admiro. Mas vi que minha vocação era a Psicologia, mudei no segundo semestre.

Aproveito para reproduzir uma espécie de fábula sobre Faraday, que era inglês. Ele recebeu uma visita da rainha da Inglaterra no laboratório e mostrou-lhe seus inventos, ao que ela perguntou pra quê servia aquilo tudo. Ele respondeu perguntando: "Para quê serve um bebê"?

H--O--H

Nenhum comentário:

Postar um comentário