sábado, 23 de julho de 2011

Nossa Senhora do Crack

Nossa Senhora do Crack
Foto de Apu Gomes/Folhapress


Em meio à epidemia do crack e à falta de uma política pública que consiga enfrentar efetivamente esse problema social e suas tragédias, Zarella Neto, artista plástico paulistano, criou e instalou, na Cracolândia, uma estátua de Nossa Senhora do Crack.

A matéria a respeito saiu na Folha de São Paulo.

A obra retoma a idéia de Marx de que "a religião é o ópio do povo", e para além da óbvia relação entre religião e drogas, o que se fala, nesse ponto, é da falta de apoio institucional às pessoas mais necessitadas, aos proletários, aos cidadãos que não detém o capital. Para estes, a única fuga para o seu desespero parece ser a religião, ou tão-somente a crença em algo maior que os salvará, algum dia.

Alguns usuários se reuniram em frente a estátua para fumar seus cachimbos. Talvez para vislumbrar alguma luz. Lux in Tenebris. Pense nisso.

*
P.S.: Lux in Tenebris se refere ao capítulo primeiro do Evangelho de João: "E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam", referindo-se à concepção de que Jesus (luz) veio aos homens (trevas), mas eles não o entenderam. Brecht faz referência a esse termo em uma de suas peças, sobre um homem buscando vender educação em uma zona de meretrício.

~~~




Nenhum comentário:

Postar um comentário