quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

#Rede Dia Nacional da Visibilidade Trans


O Elo Diversidade em REDE é a união de ativistas, militantes e simpatizantes da causa LGBT e, de forma mais ampla, dos direitos humanos. Seus membros, na maioria, são oriundos da REDE Sustentabilidade. Eles vem ocupando espaços políticos na perspectiva de superar o preconceito, violência e discriminação que afetam a população LGBT, e entre estes, mais fortemente a população trans (travestis e transexuais). 

Queremos desenvolver ações que eduquem a população brasileira para o convívio respeitoso e pacífico com as diferenças. Educar para conhecer e respeitar todos os direitos humanos. Nós, população LGBT, não podemos mais permitir que os direitos humanos e a dignidade das chamadas “minorias sexuais” (ou somos uma maioria invisibilizada?) continuem sendo violados em nome da ignorância, do preconceito e da discriminação. O direito de cada ser humano vivenciar livremente a sua sexualidade e o direito às oportunidades de vida (educação, saúde, emprego etc.) deve ser garantido a todas e todos, indistintamente, pois fazem parte do conjunto dos Direitos Humanos internacionalmente reconhecidos.

Hoje, 29 de janeiro, é o Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais ou VISIBILIDADE TRANS. A data é importante para que a identidade de gênero de todas as pessoas sejam reconhecidas e desenvolvidas livremente no nosso país. Ser si mesmo é fundamental para que sejamos felizes. 

Outras questões como evasão escolar, mercado de trabalho, expectativa de vida, papel da mídia, diversidade e cidadania também carecem de discussões aprofundadas na REDE e no campo das políticas públicas brasileiras. Governo e os diversos setores da sociedade civil podem construir, de forma laica e civilizada, novo arcabouço institucional para as demandas da população LGBT. Não é caridade, é questão de justiça. 

Desta forma, o Elo Diversidade em REDE, se coloca como parceiro, incentivador e difusor destas iniciativas e convida a todas e todos, inclusive os heterossexuais, para juntos participarmos de diversas ações políticas e atividades organizadas em várias cidades do país. Juntxs somos sempre mais fortes!

Elo Diversidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário