domingo, 15 de março de 2020

Precisamos do SUS: Brasil e Acesso Universal à Saúde

Quando eu fui à Duke University (EUA) ano passado, como pesquisadora-visitante, para analisar os dados da pesquisa global sobre saúde mental de minorias sexuais e de gênero em 6 países que desenvolvemos juntos, recebi da universidade um plano de saúde.

Em um determinado momento da minha estadia tive uma reação alérgica. Fui levada por uma amiga ao posto de saúde da universidade (uma ambulância poderia me levar, mas mesmo TENDO plano de saúde, ela custaria uns MIL dólares).

Chegando no posto, mesmo ele sendo da universidade, não era público, então a consulta tinha de ser paga de antemão. Para mim que tinha plano de saúde, houve um desconto, e "só" paguei 120 dólares (no câmbio da época deu quase 500 reais), só para ser olhada pela médica e receber receituário, sem o qual eu não poderia comprar uma simples dipirona em uma farmácia.

Andando pelas ruas de diferentes cidades, como Atlanta, Durham, Washington D.C. e Nova Iorque, eu vi pessoas em condições super precárias de saúde, algumas desfiguradas. Algumas eram inclusive militares, porém muitas doenças e condições não são cobertas pelo atendimento em saúde das Forças de lá.

Isso é um exemplo de como é uma sociedade sem acesso a saúde universal, mesmo tendo acesso a trabalho remunerado maior que aqui.

Agora, imagine o que aconteceria no Brasil sem o SUS.
Precisamos defender o nosso SUS!

Profa. Jaqueline Gomes de Jesus
Instituto Federal do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário