quarta-feira, 19 de março de 2014

Psicologia e Saúde no Trabalho

Foto: Mayara Reis/CRP-01.

Abaixo reproduzo notícia do portal do Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal - CRP-01: http://www.crp-01.org.br/index.php?area=noticias&acao=ler&id=363:


Psicologia e Saúde no Trabalho

CRP-01 participa da comissão organizadora da 2ª Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Distrito Federal

Saúde mental, enfrentamento ao preconceito nos serviços de saúde e formação dos profissionais de saúde do trabalho foram alguns dos temas propostos pelo conselho profissional

O Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP-01), representado pela conselheira Jaqueline de Jesus, participou na última sexta-feira (14) da primeira reunião da comissão organizadora da 2ª Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Distrito Federal. O evento, marcado para os dias 23 e 24 de maio, contará com palestras, debates, atividades culturais, oficinas e minicursos.

Imagem: detalhe de foto de Mayara Reis/CRP-01.

Na oportunidade também serão definidas as propostas e eleitos os delegados distritais para a 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que será realizada em novembro e terá como tema central "Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora: Direito de Todos e Todas e Dever do Estado". O eixo principal será a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, dividido em quatro sub-eixos: I) desenvolvimento socioeconômico e seus reflexos na saúde do trabalhador e da trabalhadora; II) fortalecimento da participação dos trabalhadores e das trabalhadoras, da comunidade e do controle social nas ações de saúde do trabalhador e da trabalhadora; III) efetivação da Política Nacional de Saúde do trabalhador e da trabalhadora, considerando os princípios da integralidade e da intersetorialidade nas três esferas de governo; e IV) financiamento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador, nos municípios, estados e União.

Dentro dos quatro sub-eixos, o CRP-01 propôs três temas a serem discutidos: saúde mental das trabalhadoras e dos trabalhadores, enfrentamento ao preconceito contra o trabalhador nos serviços de saúde e formação dos profissionais de saúde do trabalho.

O CRP-01 coordena a subcomissão organizadora distrital de oficinas e minicursos, que conta também com o apoio da Universidade de Brasília (UnB), do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e de entidades sindicais. Entre os temas propostos para as oficinas estão: política de saúde do trabalhador, nexo causal, trabalho dos sindicatos e assédio moral e sexual.


Imagem: detalhe de foto de Mayara Reis/CRP-01.

A conselheira Jaqueline de Jesus destaca que, durante a reunião, membros do Conselho de Saúde do Distrito Federal e outros integrantes da comissão organizadora da conferência distrital apontaram a necessidade de fortalecer os serviços de saúde em rede do trabalhador. "A ideia inicial era focar a discussão na saúde do trabalhador do GDF, mas chegamos à conclusão de que o debate deveria se ampliar porque estamos falando de todas as formas de trabalho, seja ele formal ou informal", ressaltou a conselheira. "Está faltando uma gestão em saúde mais inteligente na região, temos hoje o desafio de uma vigilância em referência de saúde mais forte e valorizada. Ficou claro que não podemos nos restringir a algumas categorias ou apenas aos profissionais que cuidam da saúde dos trabalhadores, mas que devemos nos preocupar com todos os trabalhadores, sejam urbanos ou rurais, e que precisamos ouvi-los e não apenas os gestores", concluiu.

Ao fim da reunião, foi definida a programação da conferência distrital, que deve contar com contribuições de representantes do Conselho de Saúde do DF, trabalhadores, gestores, entidades de classe e movimentos sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário