segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Gênero e Psicologia Social no Brasil: Entre Silêncio e Diálogo


A Revista Barbarói, publicação interdisciplinar dos Departamentos de Ciências Humanas e Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, acaba de publicar o artigo Gênero e Psicologia Social no Brasil: Entre Silêncio e Diálogo, escrito por moi e a amada Ana Lúcia Galinkin, eterna orientadora.

Acessível pelo link https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/4482/4410, ele abrange dados coletados ao longo do meu doutorado, concluído em 2010, e além.

Resumo
Com o impacto das teorias feministas no ambiente acadêmico brasileiro, e sua crítica a modelos tradicionais de investigação, o conceito de gênero tem sido cada vez mais abordado dentro dos diferentes ramos da ciência psicológica, mesmo que ainda seja tratado, de forma geral, apenas como uma variável, geralmente confundida com o sexo biológico, e não como um eixo estruturante de estudos sobre as relações sociais. O presente trabalho apresenta um estudo exploratório, com base em revisão bibliográfica de artigos científicos, sobre os usos do conceito de gênero na Psicologia Social brasileira. Foram identificados apenas 32 artigos na área de Psicologia Social em um universo de 161.363 artigos sobre gênero. Os resultados indicam que há poucos estudos de gênero focados nas questões psicossociais (0,01% da produção científica). Conclui-se que há a necessidade de se estimular estudos de gênero em Psicologia Social, a fim de explicitar os discursos psicossociais acerca dos sujeitos e das relações grupais, com enfoque de gênero.
Palavras-chaveEstudos de gênero; psicologia social; produção científica

Referência:
JESUS, J. G., & GALINKIN, A. L. (2015). Gênero e psicologia social no Brasil: entre silêncio e diálogo. Barbarói, 43(1), 90-103.

Um comentário:

  1. Jaqueline,

    Sou aluna de Administração da UnB e estamos fazendo um trabalho com o professor Marcus Vinicius Siqueira. Gostaríamos de marcar uma entrevista com você ainda essa semana, se possível. Como fazemos? Você pode me responder pelo e-mail luiza.gfv@gmail.com

    Grata,

    Luiza Vasconcelos.

    ResponderExcluir