sábado, 5 de novembro de 2016

Você gosta de um Estado que cuida de você?

É no mínimo curioso quando a gente reflete sobre o porquê de o Estado paternalista ser tão defendido no Brasil. Afinal, quando foi que o Estado brasileiro cuidou de alguém que realmente necessitasse?

O Estado paternalista não é uma realidade concreta por aqui, é uma idealização. Quando foi que o povo teve acesso a educação, saúde, assistência social ou segurança de qualidade? Nunca.

E quando esses serviços públicos eram/são apontados como de qualidade, só atendiam/em a uma elite, não eram/são universalizados.

Um detalhe: há toda uma chiadeira quando se pensa em cobrar pela permanência no ensino superior público, hoje gratuito. Fala-se em educação pública e gratuita. Porém a universidade pública brasileira ainda é concentrada nos estratos mais ricos da sociedade. É o gratuito ofertado a quem pode pagar, enquanto a maioria das pessoas negras, por exemplo, tem de gastar seus parcos recursos em faculdades particulares.

Nos Estados Unidos, onde se cobra, o número relativo de pessoas negras formadas no ensino superior é maior do que no Brasil. Há pouco divulguei uma recente pesquisa a respeito, onde se mostra que lá é formado, proporcionalmente, um negro para cada dois brancos; aqui é formado menos de um negro para cada três brancos.

Lá somos pouco mais de 15% da população, aqui somos mais de 50%.

O ensino superior público e gratuito no Brasil tem beneficiado, massivamente, a população branca e mais abastada. Isso mesmo com as ações afirmativas já implementadas, para a população indígena, negra e de baixa renda, que considero poucas, restritas e mal fiscalizadas.

Não estou dizendo, com isso, que cobrar taxas no ensino superior público trará a democracia de fato ao serviço público prestado, não tenho tempo para essas superficialidades. Só afirmo que: o que hoje chamamos de público não é, na realidade, público. E que reformas podem abrir espaço para mudanças inclusivas de fato.

Uns querem preservar o Estado que cuida deles, que se fazem de porta-vozes da maioria oprimida, enquanto esta sonha com o acesso a um lugar que lhes é negado sistematicamente.

Um comentário:

  1. You'll find consistently understood in assisting trainees get your hopes and dreams and even now we have from toiled really hard to ensure that our own shopper is capable of reach ones own employment targets considering the guidance of the documents together with theses. http://2lmlmdcvkl.dip.jp https://imgur.com/a/uofs3bH https://imgur.com/a/adzBURE https://imgur.com/a/beSDAqR https://imgur.com/a/RB2w4n6 https://imgur.com/a/Bj01zGb https://imgur.com/a/QpOrLcJ

    ResponderExcluir