quarta-feira, 11 de julho de 2012

Para Quê Servem as Administrações Regionais do Distrito Federal?

E por quê são tão dispendiosas para o erário público?
Segue trecho de uma matéria do Correio Braziliense de hoje a respeito do tema. Leia a notícia completa na versão impressa do jornal.
.
Detalhe de foto de Adauto Cruz/CB/D.A Press.
.
Auditoria revela nepotismo em 24 das 31 administrações regionais do DF
Lilian Tahan
Já se vão quatro anos desde que o Supremo Tribunal Federal (STF) editou a Súmula Vinculante nº 13, pela qual é vedada a prática de nepotismo nos três poderes da República. No ano passado, as regras para evitar que parentes sejam beneficiados por indicação política com empregos na administração pública foram reafirmadas por meio do Decreto nº 32.751, do Governo do Distrito Federal (GDF). Mas a lei parece não intimidar dezenas de servidores que trabalham em órgãos do Executivo, embora tenham familiares empregados também em repartições públicas locais, uma flagrante afronta às normas legais. Levantamento a que o Correio teve acesso mostra que foram detectadas contratações irregulares em 24 das 31 administrações regionais.
Desde que foi publicado o decreto sobre nepotismo no DF, em fevereiro de 2011, a Secretaria de Transparência faz um acompanhamento periódico sobre a contratação de parentes na administração pública. Do início do ano passado para cá, foram detectados 36 servidores em situação de parentesco, o que gerou 18 exonerações. O último levantamento a que o Correio teve acesso demonstra que há mais 44 nomes envolvidos em processos de nepotismo, o que inevitavelmente vai provocar a demissão de, pelo menos, 22 servidores. A lista será apresentada hoje ao governador Agnelo Queiroz (PT), que pode tomar a decisão de exonerar os funcionários em situação irregular. Ao todo, há 80 funcionários do GDF que se envolveram em situações de nepotismo desde o início de 2011.
.
...

Um comentário:

  1. Olá Jaqueline!
    Infelizmente, sempre veremos situações assim.
    Abraços.

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jeferson Cardoso)

    Convido para que leia e comente “KUDURO, O CÃO” no http://jefhcardoso.blogspot.com/

    ResponderExcluir