quinta-feira, 12 de março de 2015

Curso de Especialização: Psicologia Política

Coordenação: Prof. Dr. Alessandro Soares da Silva (Coordenador) e Prof. Dr. Dennis de Oliveira (Vice- Coordenador)
Período de realização: 06.04.2015 a 06.10.2016
Local: Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH – USP
Av. Arlindo Bettio, 1.000 – Ermelino Matarazzo.
Dias e horário de oferecimento: Segundas, quartas e sexta-feiras, das 19h às 22h45, e aos Sábados das 08h30 às 12h30
Carga horária: 500 horas
Nº de vagas: 89
Público-alvo: Profissionais da Educação, Administração, Antropologia, Ciências Sociais, Comunicação Social, Direito, Economia, Filosofia, Gerontologia, Gestão Ambiental, Gestão de Políticas Públicas, História, Jornalismo, Marketing, Obstetrícia, Pedagogia, Política, Psicologia, Relações Internacionais, Saúde Pública, Sociologia, lideranças comunitárias, membros de sindicatos, ONGs e movimentos sociais portadores de diploma ou prestes a concluir cursos de graduação em geral.

Objetivo - O presente curso de especialização tem por objetivo fundamentar teoricamente as práticas psicopolíticas junto às associações de bairro, sindicatos, terceiro setor, conselhos, partidos políticos, escola e movimentos sociais, governos e outras áreas de atuação profissional que estejam relacionadas com fenômenos coletivos, assim como capacitar os/as alunos/as para a intervenção em instituições e/ou comunidades.

Objetivos Específicos - Capacitar e formar lideranças para a atuação nesses diferentes campos. - Analisar criticamente as políticas públicas, bem como elaborar propostas que auxiliem na elaboração das mesmas. - Formar quadros profissionais capazes de atuar junto a comunidades, movimentos sociais, terceiro setor e governo.

Inscrições: No período de 09.03.2015 a 18.03.2015, somente On-line, conforme instruções abaixo.

Procedimentos de Inscrição:
- Efetuar a inscrição on-line na data especificada acima no Sistema Apolo: www.sistemas.usp.br/apolo, link inscrições on-line, na seção de acesso público, não sendo necessário número de login e senha.
- Os passos para a inscrição on-line são os seguintes: 1 – Na seção de acesso público do sistema, acessar o link inscrições on-line; 2 – Escolher a Unidade, clicando no nome Escola de Artes, Ciências e Humanidades; 3 – Escolher o Curso, clicando no nome Psicologia Política; 4 – Inserir número do CPF e clicar em avançar; 5 – Inserir e-mail, data de nascimento, repetir os caracteres que aparecerão na página e clicar em avançar (atenção ao e-mail que será informado, pois o mesmo será utilizado para a finalização da inscrição e todos os demais procedimentos, inclusive envio de boleto para pagamento da taxa de matrícula);
6 – Verificar e-mail com chave de segurança que será enviado pelo sistema;
7 – Acessar o link com a chave de segurança. Este link direcionará novamente para uma página do Sistema Apolo, onde já estará inserida a chave. Clicar em avançar.
8 – Verificar mensagem do sistema informando sobre a realização da inscrição.
Atenção: O sistema informará que a inscrição foi realizada com sucesso e que, portanto, o interessado está inscrito no curso. Isto não significa que o mesmo está matriculado, sendo necessário realizar e participar dos demais procedimentos de inscrição (envio da documentação, processo de seleção e pagamento da taxa de matrícula) para que a matrícula seja realmente efetivada e, assim, possa participar do curso.

Procedimentos para envio da documentação: - Enviar para o e-mail ccex-each@usp.br os seguintes documentos: Cópias do RG e do CPF (não serve carta de habilitação, pois este documento não contém alguns dados imprescindíveis para o cadastro, como dígito e data de expedição do RG); Cópia do diploma de conclusão do curso superior ou equivalente (no caso dos candidatos que estão prestes a concluir o curso, deve ser apresentada documentação (ex.: Declaração/ Histórico Escolar) que comprove tal situação, sendo que esta documentação será analisada pela coordenação do curso no momento da seleção dos candidatos); Projeto de pesquisa com mínimo de 5 e máximo de 8 páginas, contendo: introdução, justificativa, objetivo geral, objetivos específicos, metodologia, cronograma de 18 meses e referências bibliográficas; Currículo Lattes.

*Recomendamos que ao realizar a inscrição, o interessado consulte as informações gerais sobre o curso, como programa e detalhamento das disciplinas, critérios de seleção, etc. Estas informações estão disponíveis no mesmo link de realização das inscrições on-line, na página de escolha do curso (basta clicar no ícone em forma de lupa que aparece ao lado do nome do curso/atividade).

Processo de seleção dos inscritos: A seleção se dará pela análise da documentação enviada, lembrando que os candidatos deverão ser portadores de título de graduação (bacharelado ou licenciatura) ou estar prestes a concluir o curso. Serão analisados, ainda, o projeto de pesquisa e o Currículo Lattes de cada candidato. Projeto e Currículo Lattes serão avaliados pelo corpo docente no que tange a qualidade, produção e aderência aos orientadores, sendo que nenhum/a docente assumirá mais do que 6 orientandos.
A fase final será a entrevista dos/as candidatos/as cujos projetos forem selecionados. Os candidatos não selecionados, em razão do número de vagas, constarão de uma lista de espera e poderão ser convocados para a matrícula posteriormente, caso haja desistência ou falta de pagamento da taxa de matrícula pelos primeiros selecionados.
Os projetos selecionados serão divulgados no dia 24.03.2015, quando se dará início à fase de entrevistas e a seleção final dos candidatos será divulgada no dia 30.03.2015 em nosso site: http://each.uspnet.usp.br/site/extensao-avisos.php

*Verifique, abaixo, o cronograma geral com outras datas importantes

Pagamento da taxa de matrícula: Os candidatos selecionados deverão efetuar o pagamento da taxa de matrícula, no valor total de R$ 1.500,00 dividido em três parcelas, conforme os seguintes vencimentos:
1ª parcela: 02.04.2015
2ª parcela: 07.05.2015
3ª parcela: 08.06.2015
Os boletos serão enviados por e-mail aos selecionados no 30.03.2015. Quem não efetuar o pagamento das parcelas terá a sua matrícula cancelada e não haverá devolução de qualquer das parcelas já pagas, nem do valor total da taxa de matrícula, caso o aluno desista do curso.
Isenções: Serão reservadas 09(nove) vagas para isenções, sendo 05(cinco) para funcionários da USP e 04(quatro) para representantes de movimentos sociais.
Os representantes de movimentos sociais devem enviar documento oficial do movimento comprovando a sua representação e carta justificando a relevância do curso para o movimento. Caso o número de interessados nas isenções ultrapasse o número de vagas reservadas, a seleção se dará conforme os seguintes critérios:
Funcionários: 1 – Maior tempo de ingresso na USP; 2 – Menor número de cursos já realizados; 3 – Maior idade.
Representantes de movimentos sociais: Serão analisados o mérito e a relevância da justificativa.

Cronograma geral: - 09.03.2015 a 18.03.2015.
Inscrições on-line; - 19.03.2015 a 22.03.2015.
Análise da documentação e seleção de projetos para entrevistas; - 23.03.2015.
Divulgação dos projetos selecionados; - 23.03.2015 a 28.03.2015 (sábado).
Entrevistas em local a ser informado posteriormente; - 30.03.2015.
Divulgação da seleção final dos candidatos; - 30.03.2015 a 02.04.2015.
Pagamento da primeira parcela da taxa de matrícula; - 06.04.2015.
Aula Inaugural: Psicologia Política como Campo Profissional e de Pesquisa

Contato: Secretaria da Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) da EACH - Av. Arlindo Bettio, 1.000, Prédio I1, sala T43 – fone (11) 30911016 – ccex-each@usp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário