domingo, 1 de março de 2015

OLIVEIRA SILVEIRA NA UnB: Memória Coletiva e Políticas de Inclusão Racial


GENTEEEEEEEE!!!!!! Tô chocada!

Acabo de ver que foi publicado, pela Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros - ABPN, meu artigo memorialístico "OLIVEIRA SILVEIRA NA UNB: MEMÓRIA COLETIVA E POLÍTICAS DE INCLUSÃO RACIAL"!!!

http://www.abpn.org.br/Revista/index.php/edicoes/article/view/431/354

Esse artigo é TUDO (não só porque sou a autora [humildade] e nem porque foi aprovado sem necessidade de correções [beijinhos]), ele ar-ra-sa, pois o que pretendi foi demonstrar como o conceito de consciência negra foi impulsionado de dentro para fora a partir da construção - mais do que consolidação - da memória coletiva acerca da figura de Zumbi dos Palmares, que se tornou O referencial ético-político para o impulsionamento do moderno movimento negro brasileira, orientado fortemente pelo princípio da consciência negra.

Pois bem, além de fazer digressões e relacionar dados históricos com discursos cotidianos dos movimentos sociais, propus aplicá-los a um contexto real, protagonizado pelo próprio criador do Dia da Consciência Negra, o poeta gaúcho Oliveira Silveira, tendo o meu testemunho acerca de sua ida à Universidade de Brasília, por oportunidade das atividades do Mês da Consciência Negra na instituição.

LEIAM, meus bens, e vejam como a história molda os sujeitos que moldam a história. Um processo nada passivo, um pouco intencional e muito conflituoso. E que, quanto ao tema em pauta, segue frutificando atualmente, para além da cultura e da política, alcançando, ainda que com menos força do que poderia, as esferas da economia.


Axé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário