sábado, 27 de dezembro de 2014

Enlaçando 2015 - Psicologias


Durante o  IV Seminário Enlaçando Sexualidades ocorrerá o Enlace Temático (ET) PSICOLOGIAS, coordenado por moi, Paula Sandrine Machado, Tatiana Lionço e Tayane Lino.

Os ETs são espaços para a apresentação e debate de pesquisas já concluídas ou em fase de realização sobre um mesmo tema. Abaixo segue a proposta do ET PSICOLOGIAS:

A Psicologia moderna historicamente se constitui como uma ciência e profissão pautada pela busca por controle de corpos, a serviço de interesses institucionais. Verifica-se que mais áreas da Psicologia poderiam se aproximar dos estudos de gênero e sexualidade. A situação se agrava quando, na preponderância atual de feminismos de terceira onda, psicólogas/os, tanto as/os que exclusivamente pesquisam quanto os que atuam profissionalmente em diversos campos, ainda tratam gênero, majoritariamente, apenas como uma variável a ser considerada em termos de análise demográfica, e não como um eixo estruturante das relações sociais e das identidades. O Enlace Temático Psicologias se propõe a discutir diferentes possibilidades da Psicologia na área de gênero e sexualidade, sob um enfoque crítico e aberto à interdisciplinaridade, a partir do reconhecimento da relevância dessa discussão não somente para o saber-fazer psicológico, mas igualmente para o próprio enriquecimento dos estudos de gênero e sexualidade, com as contribuições do referencial científico da Psicologia nesse âmbito em que ela poderia estar mais engajada teórica e empiricamente.

Interessad@s em submeter comunicações orais, relatos de experiências e pôsteres podem acessar o site http://www.enlacando.uneb.br para maiores informações.




Nenhum comentário:

Postar um comentário