sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Seção Temática Feminismo Negro na Encruzilhada Afrobrasileira - SERNEGRA - Comunicação 3: Ser mulher, negra e classe trabalhadora no Brasil: uma análise acerca da intersecção de gênero, raça e classe na sociedade capitalista

Coordenadora: Jaqueline Gomes de Jesus
Apresentadora: Jussara de Cássia Soares Lopes
RESUMO: A proposta deste trabalho é debater sobre como gênero, raça e classe se interseccionam, funcionando como mecanismos de acirramento das opressões no âmbito da sociedade capitalista. A reflexão se faz necessária e, no caso brasileiro – foco de análise deste estudo – é imprescindível levar em consideração a formação sócio-histórica do país, bem como seus rebatimentos na contemporaneidade, que resulta em uma realidade particularizada em vários aspectos. Assim, nossa reflexão é uma tentativa de problematizar o que significa ser mulher, negra e classe trabalhadora no Brasil, apontando para a importância de se pautar as opressões extraeconômicas na luta por uma sociedade emancipada.
Maiores informações sobre a Seção Temática em http://jaquejesus.blogspot.com.br/2013/10/feminismo-negro-na-encruzilhada.html e sobre o SERNEGRA em http://sernegra2013.blogspot.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário