sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Seção Temática Feminismo Negro na Encruzilhada Afrobrasileira - SERNEGRA - Comunicação 7: Tetos de vitrais: gênero e raça na contabilidade

Coordenadora: Jaqueline Gomes de Jesus
Apresentadora: Sandra Maria Cerqueira da Silva Mattos
RESUMO: O fenômeno/conceito do ‘teto de vidro’ representa as várias barreiras simbólicas que, de tão sutil, é transparente, mas suficientemente forte para impossibilitar a ascensão de mulheres aos postos mais altos da hierarquia organizacional. Assim, o termo ‘tetos de vitrais’, no título da proposta, considera a discussão e faz alusão à miscigenação brasileira, objeto deste estudo. O papel social da mulher sofreu considerável mutação e tornou-se mais amplo. Dados do Ministério do Trabalho e Emprego demonstram um aumento na participação de mulheres no mercado formal de trabalho brasileiro, embora uma mulher com diploma superior perceba remuneração equivalente a 60% do salário do sexo masculino. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) aponta que a renda per capita mensal de uma família chefiada por um homem branco é de R$ 997; se chefiada por uma mulher afrodescendente é de apenas R$ 491. (IPEA, 2011) Dambrin e Lambert (2012) demonstram, como resultante da estrutura de dominação de gênero, a raridade da participação feminina nos altos escalões da contabilidade. Com panorama semelhante, as mulheres brasileiras estão sub-representadas na contabilidade. Para bell hooks (1995, p. 5), “o conceito ocidental sexista/racista de quem e o que é um intelectual elimina a possibilidade da associação de afrodescendentes como representativas de uma vocação intelectual”. O objetivo do estudo é descrever qual o papel da mulher afrodescendente na profissão contábil. A pesquisa se propõe ainda a apresentar indicadores que possibilitem desmistificar a representação fantasiosa da democracia racial brasileira. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem pós-estruturalista autoetnográfica, com dados coletados através de uma entrevista semi-estruturada em profundidade, realizada com uma professora universitária negra, de classe média e de importante posição política.
Maiores informações sobre a Seção Temática em http://jaquejesus.blogspot.com.br/2013/10/feminismo-negro-na-encruzilhada.html e sobre o SERNEGRA em http://sernegra2013.blogspot.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário