sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Seção Temática Feminismo Negro na Encruzilhada Afrobrasileira - SERNEGRA - Comunicação 6: "Escrita de si, escrita da outra": Cristiane Sobral e Lívia Natália

Coordenadora: Jaqueline Gomes de Jesus
Apresentadora: Ana Caroline Carmo Silva
RESUMO: Dentre as inúmeras representações de mulheres contidas na sociedade, surge das águas de azeviche a escrita das poetas Cristiane Sobral e Lívia Natália. Pretende-se no presente artigo analisar dois dos seus poemas, a saber: “Não vou mais lavar os pratos” e “Água Negra” a fim de investigar como se constitui o modus operandi dessas mulheres com o texto poético. A poeta brasiliense reivindica a liberdade ao utilizar o eu-lírico para construir “poemas-navalhas” capazes de alcançar o mais fundo da alma do ser, ao passo que a poeta baiana Lívia Natália com a metáfora da água convoca o leitor a um mergulho ensimesmado, capaz de despertar um leitor atento às suas questões íntimas, existências, de militância, etc. Enfim, a poética destas, cada uma com suas peculiaridades (re)afirmam a identidade da mulher negra, problematiza estereótipos forjados em torno das representações da mulher negra, deslocando assim as imagens engendradas na historiografia literária brasileira. Para nortear essa análise será usado como aporte teórico Bourdieu (1999), Fanon (2008), Hall (2005), Moscovici (2012) e Silva (2011), entre outros.
Maiores informações sobre a Seção Temática em http://jaquejesus.blogspot.com.br/2013/10/feminismo-negro-na-encruzilhada.html e sobre o SERNEGRA em http://sernegra2013.blogspot.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário