A obra, resultado da dissertação de mestrado em Serviço Social do autor, aborda, de forma inovadora, as experiências de travestis encarceradas e como lidam com os dispositivos sociopenais da prisão que recaem sobre suas relações com os outros presos, seus companheiros, policiais e familiares, bem como investem sobre suas saúdes, direitos, possibilidades de estudo e de trabalho dentro do cárcere.
Patrocinada pelo Instituto Fidedigna - onde Guilherme atua como pesquisador associado – é fruto do primeiro texto científico a retratar as narrativas de travestis privadas de liberdade no sistema carcerário brasileiro.
Segundo o Instituto, que possui trajetória consolidada em Porto Alegre na atuação e pesquisa com direitos humanos, o livro possui potencial de transformação das relações de poder que marcam a vida social contemporânea.
O lançamento tem por objetivo devolver os dados da pesquisa às próprias travestis e seus companheiros entrevistados, sendo, por isso, realizado no auditório do Presídio Central de Porto Alegre, no dia em que celebramos no Brasil a Visibilidade Trans.
Para quem deseja acompanhar outras informações sobre os lançamentos, pode acessar a página do evento no Facebook ou contatar o Instituto Fidedigna. As vagas para o lançamento são limitadas.
O livro também pode ser adquirido pela Livraria Bamboletras.
Lançamento do livro Travestis e prisões: experiência social e mecanismos particulares de encarceramento no Brasil, de Guilherme Gomes Ferreira
Local: auditório do Presídio Central de Porto Alegre (Av. Roccio, 1100 – Vila João Pessoa)
Inscrições pelo e-mail atendimento@ifidedigna.com.br ou pelos telefones (51) 3374.3369 ou 3374.7000: enviar nome completo, telefone, e-mail, instituição e número de RG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário