sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

No País do Racismo Institucional


Em recente visita ao Recife, para palestrar sobre relações étnico-raciais e gestão da diversidade, a convite da Escola Superior do Ministério Público de Pernambuco - MPPE, dirigida pela competente Promotora de Justiça Deluse Amaral Rolim Florentino, pude conhecer o excelente trabalho realizado pela instituição, em especial a história extraordinária do seu Grupo de Trabalho sobre Discriminação Racial - GT Racismo, coordenado pela engajada Procuradora de Justiça Maria Bernadete Martins Azevedo Figueiroa.

Há mais de uma década o GT Racismo enfrenta o racismo institucional e promove, além de reflexões fundamentais, uma trajetória de aprendizado e transformações ímpares, que começou com a parceria do Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI), que marcou época, instituído pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), já presidido pela atual Ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República - SEPPIR, Luiza Bairros.

As conquistas e percalços desse GT exemplar, ainda ativo, precisam ser mais conhecidas por todas e todos, por isso aproveito a oportunidade para divulgar a versão digital da belíssima publicação comemorativa de seu primeiro decênio, ocorrido em 2012, denominada "No país do racismo institucional: dez anos de ações do GT Racismo no MPPE".

Basta clicar na imagem abaixo para acessar o livro:


Não estou fazendo elogios vazios. Eles realmente merecem, e deveriam ser tidos como referência para qualquer organização que almeja, de fato, superar o racismo em sua estrutura.

Parabéns às(aos) envolvidas(os) nessa iniciativa bem sucedida e, acima de tudo, necessária!

Nenhum comentário:

Postar um comentário