sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Psicologia das Massas: Contexto e Desafios Brasileiros - Artigo Psychology of Masses: Context and Brazilian Challenges - Article

PSICOLOGIA DAS MASSAS: CONTEXTO E DESAFIOS BRASILEIROS
Jaqueline Gomes de Jesus, Universidade de Brasília.
Artigo científico publicado na revista Psicologia & Sociedade, da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO, volume 25, número 3. Disponível eletronicamente em http://www.ufrgs.br/seerpsicsoc/ojs2/index.php/seerpsicsoc/article/view/3649/2266
RESUMO
A interpenetração de valores e práticas sociais entre culturas, no contexto da globalização, é baseada na interdependência econômica dos países, em meios de transportes mais eficazes, na comunicação aberta e em mobilizações massivas. O fenômeno das massas ou multidões tem sido objeto de vários estudos, especialmente pelas Ciências Sociais. A Psicologia, porém, pouco tem contribuído na discussão. Uma das dimensões dessa realidade é a formação de novos movimentos sociais, que buscam modelos alternativos de apoio e organização, e têm conduzido, ao redor do mundo, mobilizações de rua que superam seus objetivos iniciais, a exemplo dos distúrbios em Londres e da Primavera Árabe. Este artigo apresenta um histórico do conceito de massas, sua abordagem como construto psicossocial, o desenvolvimento do conceito e os desafios para sua pesquisa e aplicação no âmbito da Psicologia Social brasileira.
Palavras-chave: globalização; mobilização; identidade social; processos grupais; massas.
PSYCHOLOGY OF MASSES: CONTEXT AND BRAZILIAN CHALLENGES
Jaqueline Gomes de Jesus, University of Brasília, Brazil.
Scientific article published in Psychology & Society journal, from the Brazilian Association of Social Psychology - ABRAPSO, volume 25, number 3. Electronically available at http://www.ufrgs.br/seerpsicsoc/ojs2/index.php/seerpsicsoc/article/view/3649/2266
ABSTRACT
Interpenetration of values and social practices between cultures, in the context of globalization, it is based on the economical interdependency of countries, on more effective transportation means, on the open communication and in massive mobilizations. The phenomenon of the masses or crowds has been subject of several studies, especially by the Social Sciences. Psychology, although, has contributed little in the discussion. One of the dimensions of this reality is the formation of new social movements, that seek alternative models of support and organization, and have led, around the world, street mobilizations which surpass their original aims, like London Riots and Arab Spring. This article presents a history of the concept of masses, its approach as psychosocial construct, the development of the concept and the challenges to its research and application in brazilian Social Psychology.
Keywords: globalization; mobilization; social identity; group processes; masses.

3 comentários:

  1. Professora, sou aluna da UnB e gostaria de ler o artigo completo, se possível, claro!
    Meu e-mail: alfface@gmail.com

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