quarta-feira, 16 de março de 2011

Abaporu em Brasília

Abaporu, de Tarsila do Amaral.


Uma notícia que me entusiasmou: o quadro símbolo da antropofagia modernista, Abaporu, de Tarsila do Amaral, atualmente adquirido por um colecionador argentino, virá a Brasília para uma exposição no Palácio do Planalto sobre mulheres artistas brasileiras do Século XX!

Ainda não foi divulgado o período de realização da mostra. Também serão expostos quadros das gigantes Djanira e Anita Malfatti.

Saiba alguns detalhes aqui: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2011/03/15/interna_diversao_arte,242750/obra-abaporu-chega-a-cidade-nesta-quarta-para-mostra-no-palacio-do-planalto.shtml

Tarsila deu o quadro para o seu então-marido, Oswald de Andrade, como presente de aniversário.

@:-------
P.S.: A exposição será inaugurada no próximo dia 23 e ficará aberta à visitação pública por cerca de um mês e meio (tempo que o dono do Abaporu concedeu para a obra sair da Argentina). O presidente do Estados Unidos da América, Barack Obama, e sua esposa, Michelle, serão os primeiros visitantes da mostra, por ocasião de sua visita ao Brasil neste sábado, dia 19.

3 comentários:

  1. qual é a cor das pernas do abaporu?

    ResponderExcluir
  2. No Abaporu as cores marcam contrastes entre si, entre elas o amarelo, o verde e o azul. Eu vejo laranja e ocre no pé dele, e você?

    ResponderExcluir
  3. isso é uma obra de arte esquisita mais fez muito sucesso e muito famoso a obra de arte e é umas cores muitos lindas

    ResponderExcluir