quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Gênero sem Essencialismo: Feminismo Transgênero como Crítica do Sexo

Acaba de sair um novo artigo científico desta que vos escreve:



GÊNERO SEM ESSENCIALISMO: FEMINISMO TRANSGÊNERO COMO CRÍTICA DO SEXO
Jaqueline Gomes de Jesus
Universitas Humanística, revista semestral dos departamentos de Antropologia e Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais da Pontificia Universidad Javeriana de Bogotá, Colômbia.
Dossiê Feminismos Dissidentes

Resumo
O feminismo transgênero, mais popularmente denominado como transfeminismo, é linha de pensamento e prática feminista que rediscute e critica a subordinação morfológica do gênero (como construção psicossocial) ao sexo (como biologia), com repercussões teóricas e políticas sobre os corpos. O presente artigo identifica, por meio de análise crítica, os fundamentos teóricos do transfeminismo no processo histórico de consciência política e de resistência, a partir das leituras que orientam acadêmicos e militantes, constituído pelo feminismo negro e outras linhas de pensamento feminista; reconhecendo e apontando para as múltiplas contribuições de diversos saberes. Conclui-se que os elementos fundamentais que determinam e orientam o feminismo transgênero são: a redefinição da equiparação entre gênero e biologia, a reiteração do caráter interacional das opressões, o reconhecimento de histórias de lutas pela livre expressão de gênero e a validação das contribuições de quaisquer pessoas para o pensamento e a ação transfeminista, independentemente de sua identificação de gênero.
Palavras-chave: Gênero; Sexo; Feminismo; Processos Grupais; Relações Interpessoais; Política Identitária; Identidade Social.

O artigo está disponível em http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/6410

Há outros artigos e uma resenha interessantíssimos no Dossiê, os quais recomendo a leitura, para maior conhecimento acerca do que tem sido pensado na América Latina sobre gênero, violência, feminicídio, pós-colonialismo, descolonialidade, teoria queer, resistência política queer, feminismo, feminismo negro, feminismo afrodiaspórico e transfeminismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário