terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Livros para Libertação #48: PERDI UM JEITO DE SORRIR QUE EU TINHA

Eis um livro técnico que não se prende às linguagens tradicionais do gênero, e convida o(a) leitor(a) a sentir-se mais próximo(a) do drama em questão do que o habitual: PERDI UM JEITO DE SORRIR QUE EU TINHA: Violência, assédio moral e servidão voluntária no trabalho.


Este livro de João Batista Ferreira, publicado pela 7Letras do Rio de Janeiro em 2009, com prefácio de nossa mestra nas reflexões "enfrentativas" sobre o prazer e o sofrimento no trabalho, Ana Magnólia Mendes, parte da cultura contemporânea para pensar o trabalho hoje, sua perda de sentido para os sujeitos, patologizado na forma do assédio moral, da servidão voluntária e de outras violências inominadas, silenciadas ou muito faladas, porém pouco denunciadas.

As falas dos trabalhadores surgem e apontam para as estratégias de defesa, bem sucedidas ou não, para sobreviver e tentar viver no mundo organizacional das aparências e do individualismo imobilizante.

A obra mobiliza bastante quem a lê, e como livro técnico, reitero, tem essa qualidade de não nos preservar na segura mas falaciosa posição de observadores imparciais do caos que nos cerca. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário