quarta-feira, 4 de março de 2015

Livros para Libertação #69: IDENTIDADE FRAGMENTADA


IDENTIDADE FRAGMENTADA: Um estudo sobre a história do negro na educação brasileira 1993-2005, de Renísia Cristina Garcia, foi publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, em Brasília.

Na obra, a autora utiliza dados governamentais sobre o sistema educacional brasileiro para discorrer sobre a inserção/exclusão de negras e negros da educação infantil ao ensino superior, demonstrando que as graves falhas das políticas universalistas para aproximar no ambiente educacional, em termos quantitativos e de desempenho, populações que vivem discrepâncias socioeconômicas históricas.

Importante ressaltar que, apesar de a desigualdade educacional entre negros e brancos permanecer praticamente inalterada no período em questão, os estudantes negros apresentavam uma progressão na sua taxa de eficiência maior que a dos brancos, o que só reitera o poder da auto-organização da população negra e de políticas afirmativas pontuais para a transformação do quadro, o que ainda exige um empenho estrutural por parte do Estado brasileiro.

Um comentário:

  1. Eu comento: Jaqueline, muito grata por divulgar. Estou a disposição para sanar dúvidas dos leitores/as. Dentro do possível, claro. Abraços, Renísia C. Garcia Filice

    ResponderExcluir