sábado, 23 de maio de 2015

Livros para Libertação #74: EVOLUÇÃO DO GÊNERO E DA SEXUALIDADE

Uma leitura imprescindível, em especial para pesquisadores das Ciências Humanas que buscam uma compreensão mais atualizada sobre questões biológicas referente a gênero e a sexualidade: EVOLUÇÃO DO GÊNERO E DA SEXUALIDADE.


Obra monumental de Joan Roughgarden, publicada no Brasil em 2005, pela Editora Planta, de Londrina.

O livro apresenta uma visão crítica e teoricamente subsidiada acerca da teoria da seleção sexual de Darwin, questionando tanto a visão patologizante da biologia molecular e da medicina acerca da diversidade de gênero e sexual humana quanto a perspectiva das Ciências Sociais que trata a variação em gênero e/ou em sexualidade como irracional.

A partir de sua experiência pessoal como mulher trans, a autora sugere uma nova teoria, a da seleção social, que sociabiliza a concepção biologizante da diversidade sexual e de gênero, desestabiliza a primazia do individualismo e enfatiza o papel da cooperação para o desenvolvimento humano, trazendo a concepção de "gene cordial", em contraposto à noção popular de "gene egoísta".

Enfim, uma leitura libertadora, em termos intelectuais e políticos.

Um comentário:

  1. Cê bem que podia disponibilizar, assim, uns pdf. dos tais "livros para libertação", hein? ;o) Curto à beça este blog.

    ResponderExcluir