domingo, 27 de setembro de 2015

HOMOFOBIA: IDENTIFICAR E PREVENIR

Homofobia: Identificar e Prevenir
Jaqueline Gomes de Jesus
Metanoia Editora, Rio de Janeiro, 2015.

Sinopse:

A homofobia é um assunto atual, que frequenta os meios de comunicação, quando se noticia que pessoas homossexuais (ou não) têm seus direitos civis questionados, são agredidas ou mesmo assassinadas.

Infelizmente, muita gente acredita que a violência é uma reação justa, ante à expressão pública de uma identidade sexual não hegemônica.


A homofobia é uma realidade a ser enfrentada, que se relaciona não apenas com a orientação sexual, mas dialoga com questões de gênero, especialmente com relação às lésbicas; tangencia e por vezes invisibiliza vivências bissexuais e identidades de gênero não-conformes, não conseguindo explicar a gravidade das violações contra pessoas travestis, transexuais, não-binárias, entre outras, que não necessariamente são homossexuais.


A presente publicação vai além das denúncias. Ela analisa a situação; apresenta informações científicas acerca do fenômeno da homofobia; aprofunda conceitos correntes, esclarecendo, por exemplo, as especificidades de violações como a bifobia, a lesbofobia e a transfobia, que em geral são erroneamente confundidas com homofobia; e orienta como identificar e prevenir a discriminação contra pessoas em função da sua orientação sexual presumida ou identidade de gênero, a partir de literatura especializada e da experiência da autora como psicóloga, gestora de diversidade e ativista em direitos humanos.


A obra foi escrita e orientada para a formação de professoras/es e demais educadoras/es, em espaços formais ou informais de educação para a cidadania.
*
Sobre a autora:
Nascida em Brasília em 1978, Jaqueline Gomes de Jesus é psicóloga, com doutorado em Psicologia Social, do Trabalho pela Universidade de Brasília - UnB e pós-doutorado pela Escola Superior de Ciências Sociais, da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro.

Entre 2003 e 2008, na UnB, onde atua profissionalmente, foi assessora de diversidade e apoio aos cotistas e coordenadora do Centro de Convivência Negra.


Lecionou em diferentes Instituições de Ensino Superior. Foi organizadora do livro Transfeminismo: Teorias e Práticas, publicado pela Metanoia Editora, e desde 2010 tem se destacado em debates nacionais sobre estratégias efetivas para a valorização da diversidade humana.

*
Recomendação de Carlos Tufvesson, coordenador especial da Diversidade Sexual da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro:

Sem dúvida, é de extrema importância nossa literatura contar com um título como “Homofobia: Identificar e Prevenir”, escrito por Jaqueline Gomes de Jesus. Infelizmente, esse é um assunto que convivemos diariamente. É dilacerante e desrespeitoso.


Os índices de “homobilesbotransfobia” aumentam. A cada 26 horas, um cidadão ou cidadã LGBT é brutalmente assassinado(a) no Brasil. O sofrimento de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transgêneros cresce na mesma velocidade. Vive-se sem liberdade para ser o que quiser.


Não podemos conviver com o medo. Por isso, temos de ficar cada vez mais alertas na união contra a discriminação. A homofobia não atinge só aos LGBTs: vai de encontro brutal a seus familiares, deixando marcas impossíveis de serem curadas.


Este livro tem a função maior na importância da informação quando o assunto é o combate à intolerância. Ao preconceito. Às agressões. À invisibilidade. À violência. Aos crimes de ódio.


A publicação escancara dados vergonhosos, esmiúça pesquisas que só nos assustam, conta tristes histórias de maldade gratuita e registra o que de pior acompanha tais atos nojentos como esses. Por outro lado, o livro de Jaqueline Gomes de Jesus ajuda cidadãos e cidadãs a conhecerem seus direitos, até mesmo para que possam exercê-los, pois isso sim é cidadania.


Um livro para todos e todas. Mas, principalmente, esta é uma leitura obrigatória para leigos no assunto. Afinal, não é preciso ser gay para lutar contra a homofobia. O preconceito é mortal. Se um de nós não tem direitos civis, então nenhum de nós tem direitos civis.
*
Homofobia: Identificar e Prevenir está disponível na loja virtual da Metanoia, em http://www.metanoiaeditora.com/loja/products/HOMOFOBIA%3A-identificar-e-prevenir.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário