quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Lançamento de livros sobre Racismo e Saúde Mental

Lançamento dos livros O QUE É RACISMO? e O QUE É SAÚDE MENTAL? (Escolar Editora, Portugal), com a presença da autora, a Profa. Dra. Jaqueline Gomes de Jesus (Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ).

Será em 15 de setembro, das 8h30 às 10h30, durante a mesa "Prática e política de saúde para população negra", da I Semana de Ciências Sociais da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Preço: R$ 39,00

Maiores informações sobre a Semana em http://www.facebook.com/cisouneb e http://www.seciso.uneb.br

Acesse http://tinyurl.com/zg8kj8z para participar da página do lançamento no Facebook.

O QUE É RACISMO?
http://escolareditora.com/store/product/0/99101/que-e-racismo-o

Sinopse:
[...] os seres humanos não nascem racistas, etnicistas ou xenofobistas. Tornam-se nisso devido às lógicas combinadas de três fenómenos: interacção social, disputa de recursos de poder e educação. É aqui que se tecem os sistemas de
referência e os meandros categoriais, é aqui que crescem, se consolidam e se naturalizam os jogos de alteridade, adesão e repulsa.

Neste sexto número da coleção “Cadernos de Ciências Sociais” apenas está em causa o racismo. Quatro estudiosos do social aceitaram responder à pergunta: o que é racismo?



O QUE É SAÚDE MENTAL?
http://escolareditora.com/store/product/0/99104/que-e-saude-mental-o

Sinopse:
Dois moçambicanos (psicólogo Bóia Júnior e antropólogo Narciso Mahumana) e uma brasileira (psicóloga Jaqueline de Jesus) aceitaram responder à pergunta-tema deste número: o que é saúde mental?
Os dois moçambicanos, com recurso a trabalho de campo, procuraram mostrar que em Moçambique a medicina tradicional merece tanto respeito quanto a biomedicina, não devendo ser desdenhada no diagnóstico e no tratamento das situações de curto-circuito do nosso bem-estar físico e mental. 

Os problemas da saúde mental podem ser vistos a outro nível. Por exemplo, ao nível das relações de trabalho. Daí a importância do trabalho de Jaqueline de Jesus, tendo o Brasil como eixo de referência, mostrando o cuidado que devemos ter com a estrutura das relações sociais em geral e com as relações laborais em particular.



Nenhum comentário:

Postar um comentário