sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Por Quê Criminalizar a Homofobia e a Transfobia

POR QUÊ CRIMINALIZAR A HOMOFOBIA E A TRANSFOBIA
Jaqueline Gomes de Jesus

Há exatos dois anos, Dandara dos Santos foi torturada e brutalmente assassinada em via pública, de dia, por um grupo de homens, POR SER UMA TRAVESTI.

A violência letal transfóbica é rotineira, neste que é o país que mais mata pessoas trans no mundo, especialmente as travestis e mulheres trans.

É um perigo real e imediato ser trans no Brasil, não por causa da nossa identidade de gênero, mas devido à transfobia naturalizada, entremeada nas instituições, a qual explica também o apagamento de nossa transgeneridade, que costumeiramente cerca esses casos.

O GENOCÍDIO trans é a parte mais visível de todo o apartheid que nos cerca: agressões verbais, ridicularizacão, impedimento de acesso a espaços de uso comum, exclusão escolar e trabalhista. Tudo isso ocorre impunemente.

Trago a conjuntura à baila: tornar a homofobia e a transfobia em crimes é criar condições CONCRETAS, insuficientes mas fundamentais, para que tenhamos instrumentos LEGAIS, e não apenas legítimos, para nomear e denunciar tais violações!

Sou professora. Já coordenei e ministrei centenas de atividades de valorização da diversidade. Eu sei muito bem que somente com uma EDUCAÇÃO inclusiva transformaremos o cenário atual, a médio e longo prazos. Eu escrevi um livro inteiro sobre isso, o "Homofobia: Identificar e Prevenir", de 2014, pela Metanoia Editora.

Eu escrevo como aquela que pôs a mão na massa pra mudar a realidade que aí está, não fiquei só teorizando, nem me prendo - em todos os sentidos - à sala de aula.

Eu porém também sei que a educação sozinha não é suficiente. Sem um sistema jurídico que reconheça a LGBTIFOBIA como violência punível, os detratores e assassinos continuarão nos matando sem que tenhamos instrumentos específicos para enfrentá-los!

Sim, o sistema prisional foi criado para vigiar e punir os corpos dissidentes, principalmente os que são como eu, NEGRA. Entretanto, apenas as denúncias, textões e vídeos sobre a homofobia e a transfobia não são suficientes para enfrentar e trazer JUSTIÇA frente aos que nos SILENCIAM E MATAM, simbólica e fisicamente.

Na real, sem normas e motivos para punir, O ESTADO NÃO AGE!

#ÉCRIMESIM