15 de Maio: Dia do Orgulho de Ser Travesti e Transexual
As vidas trans existem desde que a humanidade existe. A nossa luta pelo direito de existir, contra o ódio, o sexismo, o apartheid de gênero, a cisnormatividade e a transfobia estruturais é secular!
Muitas foram apagadas, esquecidas, mortas, invisibilizadas, violentadas. Sempre resistiram! Como as Hijras, há 5000 anos e ainda uma Cultura Viva na Índia; Como as Faʻafafine em Samoa e na Nova Zelândia; Como a travesti Vitória, do Reino do Benin, condenada pela Inquisição de Portugal em 1551; como Xica Manicongo, dos Quimbanda, julgada na primeira visitação da Inquisição no Brasil em 1591, e tantas outras, outros e outres em todas as civilizações!
Guerreiras, Guerreiros e Guerreires até hoje, também produzimos conhecimento, criamos Culturas próprias e, no Brasil, uma linguagem própria, o Pajubá!
Em 15 de maio de 1992, na Cidade do Rio de Janeiro, foi fundada ASTRAL - Associação de Travestis e Liberados, que se tornou a primeira ONG exclusivamente de Travestis e Transexuais registrada no mundo!
Jovanna Baby, Jossy Silva, Elza Lobão, Beatriz Senegal, Raquel Barbosa e Munique do Bavier são os nomes das seis travestis fundadoras da ASTRAL, que não esqueceremos, que abriram caminhos e organizaram essa luta!
Foram e continuam havendo vários nomes que defenderam o direito de ser quem somos!
Viva o Povo Transvestigênere! Muito Obrigada à Ancestralidade! Nossos Passos Vêm de Longe! Seguimos a Luta!
#orgulhotrans #trans #travesti #orgulho
Nenhum comentário:
Postar um comentário