sexta-feira, 15 de maio de 2020

DIA DO ORGULHO TRANS

15 de Maio: Dia do Orgulho de Ser Travesti e Transexual

As vidas trans existem desde que a humanidade existe. A nossa luta pelo direito de existir, contra o ódio, o sexismo, o apartheid de gênero, a cisnormatividade e a transfobia estruturais é secular!

Muitas foram apagadas, esquecidas, mortas, invisibilizadas, violentadas. Sempre resistiram! Como as Hijras, há 5000 anos e ainda uma Cultura Viva na Índia; Como as Faʻafafine em Samoa e na Nova Zelândia; Como a travesti Vitória, do Reino do Benin, condenada pela Inquisição de Portugal em 1551; como Xica Manicongo, dos Quimbanda, julgada na primeira visitação da Inquisição no Brasil em 1591, e tantas outras, outros e outres em todas as civilizações!

Guerreiras, Guerreiros e Guerreires até hoje, também produzimos conhecimento, criamos Culturas próprias e, no Brasil, uma linguagem própria, o Pajubá!

Em 15 de maio de 1992, na Cidade do Rio de Janeiro, foi fundada ASTRAL - Associação de Travestis e Liberados, que se tornou a primeira ONG exclusivamente de Travestis e Transexuais registrada no mundo!

Jovanna Baby, Jossy Silva, Elza Lobão, Beatriz Senegal, Raquel Barbosa e Munique do Bavier são os nomes das seis travestis fundadoras da ASTRAL, que não esqueceremos, que abriram caminhos e organizaram essa luta!

Foram e continuam havendo vários nomes que defenderam o direito de ser quem somos!

Viva o Povo Transvestigênere! Muito Obrigada à Ancestralidade! Nossos Passos Vêm de Longe! Seguimos a Luta!

#orgulhotrans #trans #travesti #orgulho

Nenhum comentário:

Postar um comentário