segunda-feira, 8 de junho de 2020

Brasília é uma cidade



Estão divulgando uma informação incorreta sobre Brasília na internet, e como nativa, acho importante pontuar.

Publicaram que Brasília não é cidade, e que ela corresponde somente à Região Administrativa - RA de nome Brasília, que abrange o Plano Piloto.

Isso está errado.

Por que está errado?

Porque Brasília é a área urbana do Distrito Federal, correspondendo às áreas urbanas de todas as RAs dentro do Distrito Federal (o qual, conforme definido na Constituição Federal, é Unidade da Federação, mas não estado).

Segue um exemplo:

O termo "cidades-satélites", apesar de antigo no discurso de muitas pessoas e da mídia, não cabe corretamente à situação, pois as RAs não são municípios.

Tanto não são que elas não têm prefeitos, mas administradores regionais.

Na época em que Cristovam Buarque foi governador, ele apontou claramente para este ponto, que tem a ver também, no fundo, com uma visão depreciativa sobre as RAs periféricas.

Só há um município no DF, e é Brasília.

P.S.: Acho que muito dessa confusão geopolítica surgiu depois que transformaram o cargo de Prefeito de Brasília em Governador do Distrito Federal.

Os estudiosos da História e Política regional candanga que me corrijam, se for o caso.

P.P.S.: Eu nasci no Plano Piloto (Asa Sul) e cresci na Ceilândia (Setor"O"), então sei muito bem que, na real, Cidade não é uma só.

Brasília foi construída dentro de um projeto de apartheid. Essa marca nefasta continua na prática, infelizmente, na mente de muita gente, de formas inconscientes e outras bem conscientes.

Mudar a estrutura que sustenta isso depende de mudanças culturais no próprio pensamento social dos brasilienses acerca da sua identidade.

#Brasília #DistritoFederal

Nenhum comentário:

Postar um comentário