terça-feira, 31 de julho de 2012

Twit de uma Morte: Sintoma da Sociedade do Espetáculo

Ontem, um adolescente, Ikram Choudhury, tirou uma foto de um rapaz atropelado; não o ajudou, não ligou para os serviços de emergência. Mais um sintoma da doença da hiperrealidade na qual algumas pessoas vivem hoje, desprezando a vida alheia e transformando tudo em um grande espetáculo, uma farsa contínua que, lamentavelmente, algumas vezes tem acabado em mortes.
Ikram Choudhury, 17 anos (Foto: Reprodução do jornal Daily Record).
.
O homem atropelado se chamava Craig Williams, 35 anos. A polícia o encontrou vivo 15 minutos depois que a sua imagem foi postada. Morreu duas horas depois de sua foto ter sido postada no Twitter por Ikran, com esta mensagem "Eeeehm wtf? Um cara apenas casualmente caido fora do Terminal Ocean" (livre tradução). wtf, em inglês, é uma sigla para "que porra".
Craig e seu pai, Anthony (Foto: Reprodução do jornal Daily Record).
.
Questionado por pessoas no Twitter se ele tinha socorrido o homem, Ikram respondeu que não, sendo chamado de "doente" por uma de seus seguidores, Keanne Brown. Em resposta, ele escreveu, com muitas gírias: "E se, tipo, eu fosse até ele e ele, tipo, tentasse alguma merda desonesta comigo?" (não foi possível traduzir todas as gírias usadas por ele nesta frase).
Algumas pessoas repassaram a postagem funesta para autoridades policiais. Ante ao escândalo, ele apagou a sua própria conta. Quando entrevistado, pediu desculpas afirmando que "não tinha ideia" da seriedade da situação. Poderia, no mundo dele, ser uma daquelas cenas "divertidas" que tantos outros jovens assistem nos programas policiais e videocassetadas, não?... Aterrador.
Foi em Edinburgo, na Escócia, poderia ser aqui. Infelizmente, não estamos distantes desse tipo de atrocidade.
Leia mais sobre essa tragédia aqui (em inglês).
***

Um comentário: