sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Movimentos do Gênero: Margaridas

Participação da Presidenta Dilma Rousseff na Marcha das Margaridas (foto: Reuteurs).


"Outra mobilização de mulheres, a Marcha das Margaridas, organizada por vários movimentos de trabalhadores rurais, com destaque para a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – CONTAG.

Realizada nos anos 2000, 2003, 2007 e 2011, a marcha objetiva garantir e ampliar as conquistas das mulheres do campo e da floresta (Caminhada Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais, 2011), a partir de uma caminhada representativa na Esplanada dos Ministérios, avenida da Capital Federal em que se concentram os principais órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário federais.

Na última edição da marcha, em 2011, foi estimada a participação de setenta mil pessoas, número replicado pelos meios de comunicação, e que contou com a participação, em seu encerramento, da Presidenta da República Dilma Rousseff, caracterizada com um chapéu de palha, o que demonstra, no mínimo, interesse em demonstrar proximidade, pelo menos afetiva, com as pautas das manifestantes.

A presença de uma destacada autoridade sugere forte influência das variáveis 'valor de reação de outros significativos' e 'reação esperada de outros significativos em participar e em não participar' no sucesso dessa mobilização.

O termo 'Margaridas' não remete apenas à flor, também é uma homenagem a alguém que se tornou símbolo da luta das trabalhadoras rurais: Margarida Alves, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Alagoa Grande, na Paraíba, assassinada em 12 de agosto de 1983" (Jesus, 2012, p. 174-175).

Jesus, J. G. (2012). Psicologia social e movimentos sociais: uma revisão contextualizada. Psicologia e Saber Social, 1(2), 163-186. Disponível em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/article/view/4897/3620.

Nenhum comentário:

Postar um comentário