segunda-feira, 30 de junho de 2014

Admiração

Outro dia tive uma experiência inesperada sobre no que a admiração consiste.

Fui com meu marido comprar uma peça de carne assada no açougue.

O senhor que nos atendeu, Marco, imediatamente me reconheceu, afirmando que vira na televisão um debate em que participei.

Explorando os detalhes, constatei que ele se lembrava da mesa da TV Brasil onde discuti sobre a Geração Nem-Nem, que não trabalha nem estuda.

Pelo visto ele adorou minha participação. Abriu a carteira e mostrou o nome anotado num bilhete cuidadosamente dobrado: Jaqueline Gomes de Jesus!

Ele disse que fui a melhor, que os outros só queriam aparecer.

Agradeci lisonjeada e, educadamente, respondi que os outros debatedores também eram bons.

Conversamos um pouco e soube que o filho do senhor Marco se chama Marcos Fabrício Lopes da Silva, poeta com Doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Minas Gerais e brasiliense de nascimento como eu.

O pai me contou que ele estava esses dias em Brasília, mas sentia falta da rica vida cultural de BH. Compreensível para quem conhece o marasmo artístico-intelectual de Brasília.

Comprei este livro da autoria dele, que o Seu Marco dispunha no açougue.


Ah, também comprei carne!

sábado, 28 de junho de 2014

Não Quero Isso Pra Minha Filha



Essa entrevista na coluna do querido Ancelmo Gois - O Globo, intitulada "Não quero isso pra minha filha", é sintomática de algo que já falei a respeito da importância do PL 4211/2012, Lei Gabriela Leite, de autoria do deputado Jean Wyllys, que regulamenta a atividade das(os) profissionais do sexo.

A conscientização da própria categoria profissional é fundamental não apenas para que o projeto seja aprovado, mas principalmente (olhar de psicóloga social) para que a sociedade aprofunde a discussão sobre o direito das pessoas ao próprio corpo e os necessários caminhos para o reconhecimento da prostituição como um ofício digno, com mínimas condições de proteção para seus e suas trabalhadoras(es), minimizando os moralismos que impedem tal emancipação.

Os movimentos sociais vitoriosos são os que mais conseguem agregar seus integrantes em torno do princípio da solidariedade e da crença na capacidade de alcançar seus objetivos. Nesse sentido, mais debates e ações políticas relacionadas à temática da regulamentação da prostituição se fazem necessárias.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Futuros Possíveis Coexistem Agora

Os saberes institucionalizados - sejam eles agrupados nos corpora religiosos, científicos ou políticos - impreterivelmente anseiam definir e controlar os movimentos em curso na sociedade, mas são incapazes de compreender o que escapa de seu universo discursivo. 

Ao mesmo tempo nós, indígenas com visão globalizada, somos capazes de vislumbrar os futuros possíveis desde o agora, e nos apoderar das técnicas outrora monopolizadas pelos grupos opressores para expressar o que antes era invisibilizado.

Somente visões descolonizadas podem perceber, criar e transformar relações e, doravante, identidades.

"A sabedoria grita pelas ruas, mas ninguém lhe dá ouvidos" (Henrique IV, 1ª Parte, Ato 1, Cena II, fala do Príncipe), de William Shakespeare.

domingo, 22 de junho de 2014

Confirmados N_Goiânia 2014


Conheça todos os convidados confirmados no N_Goiânia 2014. Sabia um pouco mais sobre cada um, e conheça o Conteúdo do evento!

sábado, 21 de junho de 2014

Faleceu Rose Marie Muraro


Hoje, na cidade do Rio de Janeiro, faleceu a escritora feminista Rose Marie Muraro. Conheça os detalhes acerca do ocorrido nesta matéria d'O Globo.

A escrita prolífica de Rose Marie Muraro é marcada pela ideia do feminismo como movimento de transformação do mundo, e se destaca de outras reflexões comezinhas sobre as questões de gênero por considerar as interseções de classe e pontuar as questões econômicas, indissociáveis do mundo do trabalho, como uma pauta premente da emancipação das mulheres.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Protesto Criativo

Pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas - FGV Direito lançam guia online sobre segurança de manifestantes.


PROTESTOS.ORG

A plataforma digital Protestos.org tem como objetivo resguardar os direitos de privacidade e liberdade de expressão dos cidadãos nas ruas e na rede, sensibilizando e capacitando ativistas contra o aumento da vigilância e das violações de direitos.

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Lançamento na Feira do Livro de Lisboa

Sob as bençãos de Santo Antônio, neste seu 13 de junho, hoje o livro O QUE É RACISMO?, no qual participo como autora, está sendo lançado na 84ª Feira do Livro de Lisboa!


E em grande estilo, com debate do Professor Jorge Vala e do Doutor Mamandou Ba, da Associação SOS Racismo!

terça-feira, 10 de junho de 2014

VIII SBPP - Prazos para Submissão de Trabalhos

VIII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA POLÍTICA - SBPP
Crise e Insurgência: Controle da Subversão e Subversão do Controle


Atenção para os prazos de submissão de trabalhos!!!

a) Trabalhos submetidos até 30 de junho: no caso de aprovação, receberão carta de aceite até 30 de julho.

b) Trabalhos submetidos até 30 de julho: no caso de aprovação, receberão carta de aceite até 27 de agosto.

P.S.: A imagem que ilustra esta postagem é uma referência aos 25 anos do assassinato do psicólogo social Ignacio Martín-Baró, que será homenageado na abertura do Simpósio.

*

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Hangout "Mulheres e Meio Ambiente" - ONU MULHERES BRASIL

Nesta sexta-feira (06/06), às 10 horas, participei do hangout MULHERES E MEIO AMBIENTE, da ONU MULHERES BRASIL.

Foram 60 minutos de bate-papo sobre os desafios para a sustentabilidade no Brasil e no mundo.


Quem não assistiu o hangout "Mulheres e Meio Ambiente", pode rever aqui:




Os hangouts sobre Pequim + 20 poderão ser acompanhados ao vivo no www.facebook.com/onumulheresbrasil, onde o público poderá enviar perguntas para as convidadas.


Trata-se de uma mobilização internacional no contexto do 20º aniversário da 4ª Conferência Mundial sobre a Mulher, realizada, no ano de 1995, em Pequim. Esse movimento se iniciou em 22 de maio deste ano e será construído até o ano de 2015 sob o lema “Empoderar Mulheres. Empoderar a Humanidade. Imagine!”.


Os hangouts sobre Pequim + 20 serão realizados uma vez por mês, tendo como eixo de conversa uma das 12 áreas prioritárias de Pequim: mulheres e pobreza; educação e capacitação de mulheres; mulheres e saúde; violência contra as mulheres; mulheres e conflitos armados; mulheres e economia; mulheres no poder e na liderança; mecanismos institucionais para o avanço da mulher; direitos humanos das mulheres; mulheres e mídia; mulheres e meio ambiente; e direitos das meninas.



O hangout sobre mulheres e meio ambiente foi o primeiro do ciclo.

Em julho teremos o hangout MULHERES NOS ESPAÇOS DE DECISÃO!




terça-feira, 3 de junho de 2014

Minicurso Gestão da Diversidade no Ambiente do Trabalho

Semana passada ministrei um minicurso sobre gestão da diversidade no ambiente do trabalho, representando o Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal - CRP-01, no âmbito da 2ª Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do DF.


Conheça a cobertura da atividade em http://crp-01.org.br/index.php?area=noticias&acao=ler&id=421 

domingo, 1 de junho de 2014

X-Men

O universo dos personagens X-Men sempre me fascina, em quaisquer mídias, principalmente pela popularização que faz de debates tão difíceis, como o da humanização e da marginalização.

Esse recente X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, por exemplo, tocou-me bastante, com relação a muito do que penso sobre os riscos da exacerbação dos fundamentalismos, sejam eles religiosos, políticos ou científicos.

Minhas Verdades São Peregrinas

Minhas verdades são peregrinas:
Vejo futuros obscuramente,
Alimento frágeis esperanças.

Jardino desertos murmurantes:
Não me espanta onde estamos,
Temo aonde poderemos chegar.