segunda-feira, 9 de maio de 2011

Psicologia Social: Atração e Repulsa Interpessoal

Acima, dois dos seres de livros infantis criados pelo ilustrador britânico Roger Hargreaves, hoje homenageado do Google pelos seus 76 anos de nascimento, se estivesse vivo.


No capítulo 11 do livro Psicologia Social: Principais Temas e Vertentes, eu investigo os elementos cognitivos, afetivos e físicos que levam as pessoas a se aproximarem ou se afastarem umas das outras, no que chamo de atração ou repulsa interpessoal.

A comunicação é um elemento central nesse estudo, que na minha análise vai além da expressão verbal, e abrangendo a comunicação não-verbal, inclui aspectos ambientais, de estereótipos, preconceitos, história pessoal, entre outros.

Diferenciam-se afetos, sentimentos e sensações. Sugere-se, no fim do capítulo, a possibilidade do desenvolvimento de comunicação de criaturas não-humanóides (robôs) para além de expressões faciais, e o entendimento de que, tendo-se conhecimento dos aspectos "inconscientes" que nos atraem ou não a outras pessoas, pode-se controlá-los e agir conscientemente.

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário