segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Arte e Educação Inclusiva: aula sobre atração e repulsa na percepção da cor


O curso de extensão "Arte e Educação Inclusiva: a percepção da cor e sua estruturação teórica para fins didáticos" foi realizado no dia 19 de outubro, quarta-feira e teve como tema "Dimensões psicossociais I: atração e repulsa na percepção da cor".


A professora Jaqueline Gomes de Jesus conduziu o encontro onde as alunas, que são professoras de arte em escolas da Baixada Fluminense, aprenderam sobre afetividade e subjetividade; sensação e sentimento; atração e repulsa; constituintes da comunicação não-verbal: paralinguagem, cinésica, proxêmica, tacêsica, características físicas e ambientais.

Pra você, quem está com raiva? Quem é mulher?
Veja essa mesma imagem de longe e mude sua opinião.

A docente explicou o funcionamento do cérebro na percepção, decorrente do processo evolutivo da espécie humana, nossas possibilidades e limitações perceptivas, a maneira como percebemos sombras e detalhes, como a comunicação não-verbal compõe a maior parte do que compreendemos quando vemos algo ou alguém.

 Pra você, quem é essa pessoa?
Olhe esta mesma imagem de longe e veja outra pessoa.

Os princípios da comunicação não-verbal foram explicados por exemplos práticos, a partir de imagens que mostram como percebemos de formas totalmente diferentes expressões faciais, o gênero das pessoas e até objetos, dependendo da distância.

Isto é diferente de longe e de perto. Bem diferente. Experimente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário