domingo, 16 de outubro de 2016

Marcelo Crivella: Racismo, Intolerância Religiosa e Homofobia

"...as tradições africanas permitem toda sorte de comportamento imoral, até mesmo com crianças de colo" (Mutis, Sangomas and Nyangas: Tradition or Witchcraft?, de Marcelo Crivella, 1999, publicado em português em 2002, com o título Evangelizando a África).

Reprodução de chamada de matéria d'O Globo, de 16/10/2016.

"O bispo, hoje licenciado, da Igreja Universal também afirma que o trabalho de sacerdotes de religiões africanas — chamados no livro de sangomas e nyangas — 'se tornou um grande negócio na África, porque é motivado pelo maldito amor ao dinheiro'. Na introdução à edição brasileira, os editores afirmam que sangomas e nyangas 'são feiticeiros e bruxos, conhecidos no Brasil como pais, mães e filhos-de-santo'" (O Globo, 16/10/2016).

Reprodução do livro "Evangelizando a África" (Marcelo Crivella, 2002).

"Demônios são responsabilizados por vícios e pela homossexualidade. O senador diz que gays não devem ser tratados com menosprezo ou discriminação, mas ressalva que 'milhões são vítimas desse terrível mal, vivendo sem paz e numa condição lamentável para o ser humano'.
Os tais espíritos também podem ser transmitidos para a geração seguinte, adverte o bispo: 'O pai viciado e adúltero provavelmente passará o mesmo espírito para o seu filho', alerta. Segundo ele, isso explica o fato de 'um pai de respeito' passar, de repente, a ser homossexual. 'E quando ele morre, o espírito se manifesta no seu filho que prontamente negligencia sua esposa e seus filhos para prosseguir nessa conduta maligna'" (O Globo, 16/10/2016).

"...o candidato a prefeito que hoje se apresenta como tolerante e ecumênico fez pesadas críticas a praticamente todas as religiões, apresentadas como 'diabólicas', e classificou a homossexualidade de 'conduta maligna' e de 'terrível mal'" (O Globo, 16/10/2016).


Nenhum comentário:

Postar um comentário