quinta-feira, 13 de outubro de 2016

O QUE É RACISMO? Uma capacitação para gestores públicos


Nesta 6ª feira, 14 de outubro, das 13h às 17h, ministrarei uma capacitação sobre RACISMO, no encontro de formação das diretorias, gerências e supervisores metodológicos dos programas da Política de Prevenção Social à Criminalidade de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

O objetivo será o de proporcionar reflexões sobre o que é racismo, de maneira a instrumentalizar esses gestores públicos no processo de entendimento do fenômeno e execução dos programas.

As pesquisas sobre violência e criminalidade dos dois últimos anos revelam que, aproximadamente, 56.000 pessoas são assassinadas todos os anos no Brasil e, destas, 53% são jovens – destes jovens, 77% são negros e 93% são homens. Além disso, no Brasil, temos cerca de 622.000 presos, dos quais 61,6% são negros (pretos e pardos).

Os executores da Política de Prevenção Social à Criminalidade entendem que discutir questões étnico-raciais é de grande importância para o seu fazer, uma vez que este visa a reduzir os números de homicídios dolosos de adolescentes e jovens, e busca evitar a consolidação dos processos de criminalização e estigmatização das identidades. Diante disso, propõem-se a compreender o que é o racismo, a fim de que possam construir ações, projetos e encaminhamentos que contribuam para a desconstrução da discriminação de pessoas negras.

SEXTA-FEIRA, 14 DE OUTUBRO DE 2016
AULA: O que é racismo?
PROFA. Jaqueline Gomes de Jesus - IFRJ
HORÁRIO: 13h às 17h
LOCAL: Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais - CRPMG
Rua dos Timbiras, 1532 - Lourdes, Belo Horizonte/MG
Telefone: (31) 2138-6767

Nenhum comentário:

Postar um comentário