quinta-feira, 10 de março de 2011

Revoltante Venda de Títulos



Títulos, status e oportunidades de ascensão profissional à venda, nada de conhecimento. Hoje o jornal Correio Braziliense publicou uma matéria importantíssima sobre a venda de certificados de pós-graduação em Brasília e no Entorno.
Isso tem que revoltar qualquer um(a) que luta um mínimo de tempo para estudar e ter legítimo direito ao reconhecimento de seu empenho.
Ao mesmo tempo, é um avanço que crimes como esse sejam denunciados. Como a própria matéria demonstra, há muitos "professores" universitários por aí dando aulas.
Vou além, esse é um problema da nossa cultura, não apenas deste momento em que vivemos. Advimos de uma sociedade de 350 anos, escravocrata, patriarcalista e oligárica, na qual os títulos é que contavam, o conhecimento era um detalhe puramente ornamental. Vemos que esse paradigma ideológico não foi superado.
O plágio generalizado é um outro sintoma dessa doença coletiva. Só para falar de Brasília, vemos em quase todo lugar, e mesmo nas mídias impressas, "vendedores de monografias". No mais, tem-se denunciado o quanto copiar literalmente trechos de outros autores virou uma febre. Poucos são punidos. No Brasil, eu soube do caso de um professor da USP. Fora, o Ministro da Defesa alemão caiu por ter praticado plágio em sua Tese de Doutorado.
Leia a matéria, a meu ver é um assunto de interesse público:

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2011/03/10/interna_cidadesdf,241886/institutos-oferecem-certificado-de-pos-sem-o-aluno-frequentar-aula.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário